Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Criar uma empresa

A picture
© shutterstock.com - maxstockphoto

Programa mundial de bolsas «Youthactionnet»

És um jovem empreendedor social empenhado na mudança social ou na defesa dos direitos das crianças na tua comunidade? O programa de bolsas do Youthactionnet pode apoiar o teu projeto.

O programa mundial de bolsas «YouthActionNet» ajuda jovens empreendedores sociais excecionais de qualquer parte do mundo que se distingam por terem desenvolvido abordagens inovadoras para tratar questões de relevância internacional.

Todos os anos, 20 jovens empreendedores sociais são selecionados para participar num programa de bolsas, com a duração de um ano, que inclui:

· desenvolvimento de competências – prolonga-se durante todo o ano e proporciona oportunidades de aprendizagem dinâmica entre pares e colaboração e partilha de ideias entre jovens visionários; incide em seis dimensões da liderança: pessoal, visionária, política, colaborativa, organizativa e social

· redes e recursos - acesso a recursos potenciais para apoiar os bolseiros e os seus projetos, nomeadamente voluntários, orientadores e possibilidades de financiamento; oportunidades para desenvolver de redes e colaborar com parceiros e em projetos da Fundação Internacional da Juventude; adesão à rede mundial de bolseiros e antigos alunos do YouthActionNet

· estratégia de comunicação – formação em domínios como o planeamento da comunicação, relações com os média, desenvolvimento da mensagem a transmitir, capacidade de apresentação e utilização inovadora das novas tecnologias de comunicação; acesso a plataformas mundiais de comunicação e cobertura mediática

 

Como apresentar uma candidatura?

Os candidatos devem:

  • ter entre 18 e 29 anos
  • ter lançado um projeto/organização existente ou ser responsáveis por um projeto no âmbito de uma organização e apresentar provas de um ano de liderança de processos de mudança social
  • ser fluente em inglês (as candidaturas devem ser apresentadas em língua inglesa)
  • ter disponibilidade para se comprometer a tempo inteiro, numa data a determinar

Os candidatos que satisfaçam estas condições, devem inscrever-se candidatar-se em linha. O prazo para a apresentação de candidaturas reabre em fevereiro de 2013.

 

«Foi a primeira vez que tive oportunidade de me reunir e de trocar ideias sobre a melhor forma de gerir a minha organização com jovens empreendedores sociais de todo o mundo. Foi uma experiência única e, acima de tudo, permitiu-me perceber que havia mais gente a fazer o mesmo trabalho que eu.»
Testemunho de um dos bolseiros

 

Lançado em 2001 pela Fundação Internacional da Juventude, o programa reconhece, apoia e reforça o papel dos jovens na liderança de uma mudança positiva nas suas comunidades.