Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Oportunidades de voluntariado

A picture
© shutterstock.com - Petrenko Andriy

Procura um trabalho de voluntariado?

Quer fazer parte do número crescente de jovens que fazem um trabalho de voluntariado na Europa e no resto do mundo? Há muitas páginas na Internet onde poderá encontrar a atividade de voluntariado que mais lhe convém.

Qualquer pessoa pode fazer um trabalho de voluntariado. A única condição é ter motivação, empatia e vontade de trabalhar e de aprender com os outros.

Há muitas razões para fazer voluntariado. Em geral, trata-se de dar algo à sociedade e aos outros.  Seja qual for a sua idade ou a atividade que escolher, o voluntariado é sempre extremamente gratificante. Ao fazê‑lo, sentirá que pode melhorar realmente a vida das pessoas, da sociedade ou do ambiente. Terá a oportunidade de conhecer novas pessoas e de desenvolver uma consciência social.

Uma experiência de voluntariado também pode ser útil para a sua carreira profissional, uma vez que lhe permitirá adquirir novas competências sociais, técnicas e em termos de trabalho em equipa e de resolução de problemas.

«O que torna o voluntariado fascinante é receber muito mais do que aquilo que se dá».

 

Procurar oportunidades de voluntariado:

Eurodesk: oportunidades para jovens

Creative Corners: voluntariado criativo

Cross-Cultural Solutions: voluntariado internacional

Global Volunteer Network: voluntariado em mais de 20 países

Idealist.org: voluntariado no mundo inteiro

Service Civil International: voluntariado em prol da paz

Volunteer Action Counts: partilhe as suas ações de voluntariado

World Wide Helpers: centenas de projetos no mundo inteiro