Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Saúde física

A picture
© shutterstock.com - Nejron Photo

Pensa antes de beberes

Sabias que a Europa é a região do mundo com o consumo de álcool por pessoa mais elevado? Informa te e ficarás a saber porque se deve beber menos ou mesmo deixar de beber.

O álcool é o segundo mais importante fator de risco para a saúde na Europa, principalmente entre os jovens.  Todos os anos morrem na Europa mais de 55 000 pessoas com idades entre os 15 e os 29 anos devido a causas relacionadas com o consumo de álcool.

 

Conhece os teus limites

Dois terços dos países europeus proíbem a venda de cerveja e de vinho a menores de 18 anos e um quinto a menores de 16 anos.  Em três países, não existem quaisquer limites de idade para a venda de álcool. Só pouco mais de um quarto dos cidadãos da UE conhecem a taxa máxima de alcoolemia autorizada para conduzir no seu país, embora em todos os países haja restrições à condução sob o efeito do álcool. Até podes ser multado se andares de bicicleta em estado de embriaguez.

 

TALK ABOUT ALCOHOL é um sítio na Internet com informações interessantes sobre o que é o álcool, como afeta os jovens e qual a legislação aplicável,  que te poderá ajudar a tomar as tuas próprias decisões nesta matéria. O Ministério da Saúde, as entidades responsáveis pela saúde público e os centros de informação para os jovens no teu país podem dar‑te mais informações.

 

Ajuda os outros a decidirem com conhecimento de causa

A rede Alcohol Policy Youth Network (APYN) está aberta a todas as organizações e clubes de juventude interessados em contribuir para a redução dos efeitos nocivos do consumo do álcool e que não sejam financiados pela indústria do álcool.

Esta tem por missão mobilizar jovens em toda a Europa para que sensibilizem outros jovens para o tema do álcool e se empenhem a favor de uma melhor política em matéria de álcool a nível local, nacional e internacional.   A rede também disponibiliza formação, recursos e orientações sobre a forma de concretizar o teu projeto sobre o tema do álcool.

 

Active- sobriety, friendship and peace é uma organização de juventude europeia que reúne mais de 500 grupos de jovens e 25 000 jovens que decidiram viver sem álcool. Promove um estilo de vida sem álcool, oferecendo assim uma alternativa aos que não aceitam o álcool como parte da sua cultura. Organiza também seminários, cursos de formação, reuniões e atividades sociais com jovens e age a nível político para um mundo sem álcool e drogas.

Se quiseres organizar a tua própria campanha, a fundação internacional Foundation for a Drug-free World oferece gratuitamente material promocional e brochuras informativas (como a brochura «A verdade sobre o álcool»).

O programa da UE  Juventude em Ação dá apoio a intercâmbios e a iniciativas de jovens com o objetivo de promover um estilo e vida saudável.