Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Multiculturalismo

A picture
© shutterstock.com - Petrenko_Andriy

Património mundial: ações concretas

Se está interessado na conservação do património cultural, o programa da UNESCO de educação dos jovens para o património mundial faculta todos os instrumentos necessários. Pretende saber mais?

O programa da UNESCO de educação dos jovens para o património mundial (WHE) considera cada jovem um futuro decisor e, como tal, responsável pela conservação do património mundial. O programa oferece várias opções para adquirir todas as competências e conhecimentos necessários, duas das quais especialmente atrativas: o «Fórum da Juventude» e o programa «Voluntários para o património mundial».

 

Fórum da juventude para o património mundial

Este fórum constitui uma oportunidade para jovens e professores partilharem experiências e trocarem ideias sobre a forma de participar na conservação e promoção do património cultural. Poderá assim conhecer pessoas de outros países e familiarizar-se com o respetivo património. Pode até fazer parte da delegação de jovens que apresenta os resultados do Fórum da Juventude na reunião do Comité do Património Mundial. Até à data, foram organizados 18 fóruns internacionais e regionais, nos quais participaram mais de 1500 jovens.

 

Voluntários para o património mundial

Se tem entre 18 e 30 anos de idade, pode participar como voluntário num campo de jovens durante 2 a 4 semanas. Terá assim a possibilidade de realizar ações concretas e de desempenhar um papel ativo na promoção e conservação do património mundial. Terá também a oportunidade de conhecer membros de grupos de jovens e especialistas em matéria de educação e conservação do património.