Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Escola e universidade

Video: 

Euroscola Day


Participa num debate do Parlamento Europeu

Assume o papel de deputado europeu durante um dia e descobre em primeira mão como funciona o processo de decisão na Europa participando no programa Euroscola.

Graças ao programa Euroscola, jovens dos 16 aos 18 anos de todos os países da UE têm a possibilidade de desempenhar durante um dia o papel de um deputado do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Além de participares em debates sobre assuntos europeus no âmbito dos trabalhos das comissões do Parlamento Europeu e nas sessões plenárias, poderás também votar e adotar resoluções. Terás também a oportunidade de apresentar a tua escola e região aos restantes participantes.

Tudo isto enquanto praticas outras línguas e travas amizade com outros jovens provenientes de toda a Europa.

 

Como apresentar uma candidatura?

Para poderes participar no Euroscola, a tua escola tem de ser previamente selecionada num concurso a nível nacional.

Como apresentar uma candidatura no país onde vives

Se a tua escola for selecionada, podes preparar-te para o grande dia descarregando a documentação disponível no sítio Web do Euroscola. Poderás, assim, familiarizar-te com os temas que serão debatidos.

 

Dados sobre o programa Euroscola

Todos os anos são organizadas cerca de 20 sessões Euroscola que reúnem, em média, 600 participantes.