Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Ciência e inovação

A picture
© European Space Agency

O universo desperta-lhe a curiosidade?

A Agência Espacial Europeia (ESA) oferece uma série de oportunidades de formação para jovens cidadãos de países membros ou que cooperam com a Agência. Descubra a mais adequada para si!

Estágios para jovens licenciados (YGT)

O programa YGT oferece estágios remunerados de um ano (incluindo despesas de viagem e de cuidados de saúde) para trabalhar num contexto internacional e multicultural estimulante e adquirir uma valiosa experiência em matéria de desenvolvimento e gestão de programas espaciais. Enquanto estagiário licenciado, assumirá funções de apoio a um projeto sob a orientação de um tutor da ESA.

Todos os anos, em meados de novembro, são anunciadas novas vagas para estagiários no sítio Web da Agência, que também publica as vagas para outros cargos ao longo do ano inteiro. Mantenha-se atento!

Podem candidatar-se recém-licenciados ou estudantes no último ano de um curso técnico ou científico que sejam cidadãos de um país membro ou que coopera com a ESA.

Se está interessado, preencha o formulário de candidatura em linha, anexo a cada vaga, e envie-o juntamente com o seu CV e uma carta de apresentação. Recordamos que só pode enviar um formulário de candidatura em linha!

 

Programa de bolsas de investigação para doutorados

A ESA concede bolsas de dois anos a jovens cientistas ou engenheiros que pretendam fazer investigação numa série de domínios relacionados com as ciências do espaço e com as aplicações e tecnologia espaciais.

Os candidatos devem ter obtido recentemente o grau de doutoramento num domínio diretamente relacionado com as atividades espaciais e ser cidadãos de um país membro ou que coopera com a ESA.

As candidaturas podem ser enviadas em qualquer altura do ano, mas o processo de avaliação começa geralmente em outubro.

Deve enviar o formulário de candidatura juntamente com o seu CV e lista de publicações, referências, o diploma de doutoramento e uma descrição pormenorizada do seu projeto de investigação para: temp.htr@esa.int.

 

Estágios para estudantes

Se ainda é estudante, pode candidatar-se a um estágio da ESA de 3 a 6 meses, não remunerado, no âmbito do um curso de licenciatura num domínio de preferência técnico, mas não necessariamente.

Os candidatos devem estar no último ano de um curso de licenciatura de três anos ou no primeiro ano de um curso de mestrado em matemática, engenharia, física, ciências e tecnologias da informação, direito, finanças, etc.

Se está interessado, deve preencher o formulário de candidatura em linha e enviá-lo por correio eletrónico para um dos principais centros da ESA. Em anexo, deve enviar o seu CV e uma carta de apresentação explicando os motivos pelos quais gostaria de trabalhar na ESA.