Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Alojamento

Young People
© iStockphoto.com - clearstockconcepts

Mudar de país

Independentemente de ires estudar, trabalhar ou fazer voluntariado noutro país, necessitas de um lugar onde ficar. Descobre o que precisas de fazer e como deves procurar alojamento no estrangeiro.

 

O portal A sua Europa dá-te toda a informação de que precisas sobre os teus direitos e deveres quando vives noutro país. Quer estudes, trabalhes ou ainda estejas à procura de emprego, há coisas que deves saber quando te mudas para outro país.

 

Onde e como deves procurar um lugar para viver depende muito do país e da cidade para onde te tencionas mudar, pelo que é fundamental obter informações a nível local. Não hesites em contactar um correspondente do Eurodesk no país para onde te vais mudar. É igualmente importante contactares a embaixada do teu país, que também te poderá ajudar.

 

Comunidades de expatriados

Muito provavelmente, não és o único estrangeiro a viver na tua nova cidade. Há vários grupos de expatriados um pouco por todo o mundo que podem ajudar-te a arranjar um alojamento e a equipá-lo ou a procurar um emprego, bem como pôr-te a par de eventos interessantes, etc.

  • Just Landed: Escolhe um país e serás posto em contacto com outros expatriados que te explicarão o que precisas de fazer quando vives no estrangeiro.
  • Expatriates.com: Consulta os anúncios para a cidade ou região que te interessa ou publica o teu próprio anúncio.
  • InterNations: Descobre outros expatriados em mais de 390 cidades em todo o mundo. Consulta as dicas e informa-te sobre os eventos onde os podes encontrar.

 

Existem muitas outras comunidades deste género no Facebook. Basta fazeres uma pesquisa com o no me da cidade para onde te vais mudar.