Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© fotolia.com - bojorgensen

Luta contra o racismo na Europa

Em todo o continente europeu, demasiadas pessoas, comunidades e sociedades sofrem ainda de injustiça e de estigmas associados ao racismo. O que pode fazer?

A discriminação racial e étnica é uma realidade com a qual milhões de pessoas se confrontam diariamente. Essa discriminação pode assumir diversas formas, desde a recusa dos princípios básicos da igualdade de tratamento até à incitação ao ódio racial. No entanto, cada um de nós pode desempenhar um papel importante para pôr cobro a essas atitudes tomando posição: passe a palavra!

 

 

 

Futebol contra o racismo

A UEFA e a FARE (Futebol contra o Racismo na Europa) colaboram para divulgar uma mensagem de tolerância zero em relação a todas as formas de racismo e de discriminação. As Semanas de ação FARE reúnem apoiantes, clubes,  minorias étnicas e comunidades para fazer da discriminação um fenómeno do passado.

Se é membro de uma claque, de uma equipa de futebol, de uma organização representativa de uma minoria étnica ou de qualquer tipo de ONG na Europa, pode candidatar-se a uma pequena subvenção para organizar as suas próprias atividades durante as Semanas de Ação. Também pode descarregar material da campanha para utilizar nos eventos que organizar.

 

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Em 21 de março de 1960, durante uma manifestação pacífica contra o apartheid na África do Sul, a polícia disparou contra os manifestantes matando 69 pessoas. Desde então, as Nações Unidas declararam essa data Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.

Todos os anos, por volta dessa data, a Semana de Ação organizada a nível europeu mobiliza os que lutam contra o racismo e a discriminação racial. A sua organização ou grupo também pode participar e organizar concertos ou conferências, enviar cartas de protesto aos responsáveis políticos ou criar outras formas de exprimir a sua opinião. Basta contactar a rede UNITED para obter todo o material necessário.