Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Descobrir o mundo

A picture
© shutterstock.com - MANDY GODBEHEAR

Lions Clubs' international – intercâmbio de jovens

Se lhe interessa ir para o estrangeiro para estudar, trabalhar, fazer voluntariado ou simplesmente para se divertir,. porque não participar no programa de acampamentos e intercâmbios juvenis do Lions Club International?.

O que é o programa de intercâmbio juvenil do Lions?

Os membros do Lions Clubs International prestam trabalho de voluntariado para melhorar as comunidades locais. O programa de intercâmbio juvenil do Lions  ajuda os jovens a viajar para o estrangeiro, permitindo-lhes entrar em contacto com culturas diferentes.

Intercâmbios Pode participar um intercâmbio em qualquer país onde exista um Lions clube. Presentemente, existem 46 000 clubes com 1,35 milhões de membros! A maioria dos intercâmbios dura 4 a 6 semanas. Será acolhido por uma ou  mais famílias anfitriãs noutro país.  Conhecerá pessoas do mundo inteiro da sua idade, fará amizades, aprenderá a reconhecer as suas afinidades e diferenças e muito mais.

Os acampamentos duram uma a duas semanas e incluem muitas vezes uma estadia numa família, visitas a sítios de interesse cultural ou a reservas naturais.

 

Quem pode candidatar-se?

Para participar no programa de intercâmbio juvenil do Lions Clube tem de preencher os seguintes critérios

  • ter entre 15 e 22 anos
  • ter um conhecimento básico da língua do país de acolhimento
  • estar disposto a representar a sua região, o seu país e o Lions clube local
  • estar na posse de documentos comprovativos de um seguro de doença e de viagem e assinar uma declaração de exoneração de responsabilidade

 

Como apresentar uma candidatura

  1. Contacte o seu Lions clube local ou os responsáveis pelo programa de acampamentos e intercâmbios juvenis indicados na respetiva lista.
  2. Preencha o formulário de candidatura.
  3. Logo que receber a confirmação do seu Lions clube local e tiver as assinaturas requeridas, a sua candidatura será transmitida ao clube anfitrião para confirmar o intercâmbio.

 

Testemunho

Stephanie Theyssen, membro do Lions Club da Bélgica, que esteve no Hawai em 2011:

«Este acampamento juvenil mudou a minha vida a vários níveis.  Consegui encontrar  o meu equilíbrio espiritual e cultural, independência, autoconfiança (que ganhei ao fazer apresentações para os diferentes Lions Clubs), contactos sociais (Ohana: considerar as pessoas como alguém da própria família e ajudar-se mutuamente de todas as formas possíveis). Agradeço a todos a oportunidade de viver esta experiência fantástica.  Mahalo!»