Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© shutterstock.com - Diego Cervo

Ir mais além com a Fundação Europeia da Cultura

A Fundação Europeia da Cultura (ECF) concede subvenções para viagens («ECF STEP Beyond Travel Grant») a novos artistas e trabalhadores do setor cultural para que possam visitar outros países europeus e países vizinhos a fim de trocarem e descobrirem novos pontos de vista e fontes de inspiração, adquirindo também novas competências. Está interessado?

A Fundação Europeia da Cultura apoia projetos que aplicam três princípios fundamentais: Reforçar a capacidade de intervenção das pessoas através da arte e da cultura, estabelecendo ligações entre as fontes de conhecimento, bem como entre a política e as práticas culturais.

 

Requisitos necessários para apresentar uma candidatura

Podem candidatar-se artistas e trabalhadores do setor cultural com menos de 35 anos e provenientes de um país europeu ou de um país vizinho. A ECF apoia todas as formas de expressão artística e cultural: música, artes visuais, teatro, dança, cinema, documentário, multimédia, fotografia, design, moda e desenvolvimento de competências culturais. Se ainda não está seguro, consulte os requisitos necessários antes de decidir candidatar-se.

 

Prazos

Não existem prazos fixos para o programa «STEP beyond». Por conseguinte, pode apresentar uma candidatura em qualquer altura do ano, mas leia primeiro as instruções para a apresentação de candidaturas! O processo de seleção demora geralmente um mês, mas pode ser mais longo nos períodos festivos.

 

Contexto

Desde 2003, centenas de pessoas visitaram outros países europeus ou países vizinhos graças ao programa «STEP Beyond - Travel Grants». Em 2011, a ECF concedeu 261 subvenções para viagens (num total de 845 candidaturas) de 250-700 euros cada uma.