Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Video: 

The 30 Articles of Human Rights


Informe-se sobre os seus direitos

Os direitos humanos assistem a todos os cidadãos, independentemente da sua nacionalidade ou origem étnica, sexo, idade, cor, religião, orientação sexual, língua ou quaisquer outros critérios.

Esses direitos estão consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem aprovada há mais de 60 anos. Vale a pena ler o texto da declaração. Tomar conhecimento dos direitos humanos é o primeiro passo a dar para poder promovê-los e defendê‑los.

 

A Declaração Universal foi aceite por quase todos os países e é o documento mais traduzido no mundo, estando disponível em mais de 380 línguas e dialetos.

 

Dia dos Direitos Humanos

A Declaração Universal foi adotada em 10 de dezembro de 1948 e, desde então, o Dia dos Direitos Humanos é celebrado nessa data no mundo inteiro. O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos do Homem desempenha um papel essencial na coordenação das ações para celebrar o Dia dos Direitos Humanos.

 

Trabalho em defesa dos direitos humanos

A Amnistia Internacional defende pessoas cujos direitos humanos tenham sido violados em qualquer país do mundo. Todos podemos contribuir para a sua ação aderindo à organização. Os membros recebem por correio eletrónico informações sobre campanhas em prol dos direitos humanos e oportunidades para participar em ações em defesa desses direitos. Também pode oferecer-se como voluntário e apoiar iniciativas locais. Verifique se existe um Gabinete da Amnistia Internacional na sua região.

Se está interessado numa carreira profissional na área dos direitos humanos, a organização Human Rights Watch organiza estágios (geralmente não remunerados) em muitos dos gabinetes que possui no mundo inteiro.  Consulte a lista dos estágios, escolha o que mais lhe interessa e candidate-se.