Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

A sua comunidade

A picture
© shutterstock.com - Tom Wang

Inclusão dos ciganos

Existem cerca de 10 a 12 milhões de ciganos na Europa, a maioria dos quais são cidadãos europeus. No entanto, sofrem há muitas gerações de discriminação social e institucional.

Os ciganos constituem a maior e mais antiga minoria na Europa, fazendo parte integrante da civilização europeia há mais de mil anos. Mas, hoje em dia, são também o grupo étnico que regista as mais elevadas taxas de pobreza e de exclusão social na Europa Ocidental, Central e Oriental. Os ciganos continuam a ser excluídos de participar plenamente na vida económica, social, política e cultural e de usufruir de um nível de vida e de bem-estar considerado normal na sociedade em que vivem.

 

Quem são os ciganos?

Os ciganos são um povo europeu de origem indiana, cujos antepassados partiram do vale do Ganges há cerca de 800 anos. Existem atualmente comunidades ciganas no mundo inteiro, mas sobretudo na Europa.

«Pessoalmente, considero-me antes de mais uma pessoa e, em seguida, um cidadão sérvio de origem cigana. Somos todos primeiro pessoas, depois cidadãos e, em seguida, europeus. Não percam tempo a alimentar preconceitos. Há coisas mais interessantes a fazer e a descobrir na vida!».
Djordje Jovanovic, cidadão sérvio de origem cigana

 

A década da integração dos ciganos

Entre 2005 e 2015, a «Década da Integração dos Ciganos» representa um compromisso político assumido pelos governos europeus para melhorar o estatuto e a inclusão social dos ciganos. Colaboram na iniciativa governos, organizações intergovernamentais e não governamentais, bem como a sociedade civil de etnia cigana. As principais prioridades da iniciativa são a educação, o emprego, a saúde e a habitação.

 

Programa de bolsas de estudo do Fundo para a Educação dos Ciganos

As bolsas de estudo do Fundo para a Educação dos Ciganos, com a duração de um ano letivo (renovável), baseiam-se no mérito e são atribuídas a estudantes de origem cigana que estejam a tirar uma licenciatura, um mestrado ou um doutoramento.

O objetivo da bolsa é promover a mobilidade académica dos estudantes de origem cigana e apoiar a sua integração académica a nível internacional.

Para saber como candidatar-se e quais são os próximos prazos de apresentação de candidaturas, consulte a página relativa às bolsas de estudo.

 

Junte-se aos jovens de origem cigana

Se é jovem e de origem cigana ou deseja simplesmente contribuir para a respetiva causa, a rede international da juventude de origem cigana reúne organizações de países onde se registam as maiores populações de ciganos. Verifique se existe alguma no seu país.