Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© iStockphoto.com - sjlocke

Fazer exercício com a Move Week!

O desporto e o exercício físico podem melhorar a tua qualidade de vida, dando te mais força e energia, ajudando te a gerir melhor o stress e a dormir melhor. Põe-te em movimento com a Move Week!

A semana europeia do desporto e do exercício físico é uma campanha anual a nível europeu que promove  o desporto e o exercício físico e o seu efeito positivo na sociedade.

Em 2012, a primeira edição da Move Week reuniu cidadãos, organizações e cidades de toda a Europa para celebrar o desporto e o exercício físico sob o lema  Mais de 100 milhões de europeus em movimento.

 

Qual é o programa?

Durante a semana, as organizações e as cidades participantes levam acabo eventos para incentivar os cidadãos a aderirem a atividades desportivas e outras atividades físicas:  dias de portas abertas nos clubes desportivos, caminhadas solidárias, corridas, dança e ginástica, ou seja,  qualquer atividade popular que possa mobilizar as pessoas.

«England Basketball» e a «Foundation 4 Life» organizaram o «Fantastic Basketball Festival», em Londres, destinado a jovens dos 13 aos 25 anos. Os jovens tiveram a oportunidade de se iniciarem no basquete e testar as suas capacidades num torneio de basquete 3-contra-3 e participar no All Stars Final.

Em Benesov (República Checa), o Clube Vlasta Syslová, organizou jornadas com aparelhos outdoorNordic walking e palestras sobre a necessidade de um exercício saudável.

O essencial destes eventos é fomentar o desporto e o exercício físico de uma forma divertida e reunir as pessoas em torno de uma atividade comum.

 

Participa na Move Week!

A  MOVE WEEK está aberta às pessoas de todas as idades de toda a Europa. A participação na Move Week tem benefícios que se fazem sentir muito para além da semana em questão, a nível pessoal, das organizações, das autarquias e das comunidade participantes:  

  • maior coesão dentro da comunidade
  • promoção da imagem das organizações e das autarquias participantes como entidades fisicamente ativas e solidárias
  • maior visibilidade da oferta desportiva das organizações e das autarquias participantes
  • sensibilização para os benefícios do desporto e do exercício físico
  • veiculação de uma  imagem positiva do capital social e físico das organizações e das autarquias participantes
  • extensão da rede de contactos nacionais e internacionais
  • promoção ativa das organizações e das autarquias participantes junto dos cidadãos a nível local ou junto de um público mais vasto a nível internacional.