Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

A sua comunidade

A picture
© iStockphoto.com - eyecrave

Faz parte dos 214 milhões de imigrantes?

No mundo de hoje, uma em cada trinta e três pessoas é migrante e nunca na história da humanidade houve tantos fluxos migratórios.

A migração é um fenómeno mundial, que abrange cerca de 3,1 % da população mundial, ou seja, cerca de 214 milhões de pessoas vivem fora do seu país natal. Os fluxos migratórios são geralmente determinados pela economia, uma vez que as pessoas se deslocam para encontrar trabalho e melhores condições de vida. No entanto, a globalização aumentou também a mobilidade transfronteiras.

 

Pretende emigrar para a UE?

Se não for nacional de um país da União Europeia, o portal da UE sobre a imigração contém um grande número de informações sobre a forma de emigrar legalmente para um país da UE. Se necessitar de conselhos mais específicos, consulte a lista das organizações especializadas em questões relacionadas com a imigração.

Desde 1999, a UE tem desenvolvido uma política comum de imigração para a Europa que prevê regras em matéria de imigração e de vistos válidas em todos os países da UE.

 

Ir viver para outro país dentro a UE

Enquanto cidadão europeu, tem o direito de residir, estudar ou trabalhar em qualquer outro país da UE. Informe-se sobre os seus direitos e responsabilidades no portal A sua Europa, onde também encontrará sugestões úteis.

 

Dia Internacional dos Migrantes

As Nações Unidas declararam o dia 18 de dezembro Dia Internacional dos Migrantes para assinalar a data de adoção, em 1990, da Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias. A ideia subjacente a esta celebração é divulgar informação sobre os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos migrantes através da partilha de experiências e de campanhas para proteger os direitos dos migrantes.

 

Problemas conexos

Muitos migrantes e respetivos familiares são vítimas de violações dos direitos humanos. A imigração irregular e ilegal tornou-se um dos principais desafios atuais, sendo o tráfico de seres humanos uma crescente preocupação a nível mundial.