Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© shutterstock.com - nopporn

Exprima a sua opinião no Parlamento Europeu dos Jovens

O Parlamento Europeu dos Jovens incentiva o interesse pela atualidade e pelo processo democrático, o pensamento crítico e independente e a iniciativa individual. Gostaria de participar?

Condições a preencher:

  • ter entre 16 e 22 anos de idade
  • estar a estudar na Europa
  • ter abertura de espírito e vontade de conhecer outros pontos de vista, outras culturas e outras pessoas
  • interessar-se por questões que afetam a sociedade em que vivemos
  • ter vontade de viver uma experiência divertida e instrutiva

Se preenche todas estas condições, pode candidatar-se a participar numa das sessões do PEJ (Parlamento Europeu dos Jovens). Tenha em conta que, para participar nas sessões internacionais, é necessário ser previamente selecionado num concurso nacional organizado pelo seu comité nacional. O processo de candidatura para as sessões regionais é bastante mais simples.

Contacte o seu Comité Nacional para saber por onde começar. Se o seu país não constar da lista, contacte o gabinete internacional do PEJ.

 

Como funciona?

O PEJ organiza todos os anos 3 sessões internacionais de 10 dias, sempre num país europeu diferente. Em cada sessão, os delegados formam comités plurinacionais que analisam diferentes temas sobre os quais elaboram uma resolução que será debatida na Assembleia Geral.

 

«O aspeto mais interessante do PEJ é a possibilidade de desenvolver uma série de competências muito diversas, que  vão da diplomacia à obtenção de consensos, da retórica à capacidade de liderança, passando pela redação de artigos e documentos, até à angariação de fundos e à gestão de projetos».
M. Roberts, 27 anos, Reino Unido, gestor de capital de risco.

 

Contexto

O PEJ é um fórum ideal para os jovens europeus interessados em participar no debate político e conhecer novas culturas. Gerido pela Fundação Heinz-Schwarzkopf – «Jovem Europa», o PEJ reúne todos os anos mais de 20 000 jovens de 35 países no âmbito de mais de uma centena de eventos regionais, nacionais e internacionais.