Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Escola e universidade

A picture
© fotolia.com - goodluz

Estudar no estrangeiro com o programa Erasmus: uma experiência para toda a vida

Para além das vantagens a nível académico, cultural e pessoal, fazer um ano de estudos no âmbito do programa ERASMUS pode dar um impulso decisivo à tua futura carreira profissional.

Garças ao programa ERASMUS da UE, podes estudar durante um período de 3 a 12 meses numa das mais de 4000 universidades de mais de 30 países europeus participantes.

Para o ajudar a pagar a viagem e os custos, podes candidatar-te a uma bolsa ERASMUS, evitando assim o pagamento de propinas à universidade de acolhimento.

 

Países participantes no programa ERASMUS

Todos os países da UE, bem como a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega, a Turqui, a Croácia e a Antiga República Jugoslava da Macedónia.

 

Quem pode candidatar-se?

Para se candidatar, é necessário:

 

Por onde começar?

  • Contacta o serviço internacional e/ou ERASMUS da tua universidade para obter informações sobre oportunidades concretas, o processo de seleção e as possibilidades de apoio financeiro
  • Lê a Carta do Estudante Erasmus, que estabelece os direitos e obrigações dos alunos durante o período de estudos em causa

 

«Foi, de longe, o melhor ano da minha vida universitária, durante o qual descobri novas oportunidades que não existiam na minha universidade e fiz muitos amigos. O ano ERASMUS deu-me uma nova visão do mundo, muito para além das fronteiras do meu país e mesmo da Europa».

Tomás Sánchez López (Espanha) fez o último ano do mestrado na Finlândia em 2002.

 

Período de estudos ERASMUS

Ir às aulas e familiarizar-se com um sistema de ensino universitário diferente ocupará grande parte do teu tempo, mas terás sempre a oportunidades de conhecer outros estudantes ERASMUS e de mergulhar noutra cultura. A Rede de estudantes Erasmus poderá ajudar-te: dirige-te à secção mais próxima do teu local de residência e consulta o programa disponível.

 

Para terminar

Quando terminares o período de estudos no estrangeiro, a universidade onde estiveste a estudar deve entregar-te, bem como à tua universidade de origem, um certificado de notas comprovativo de que cumpriste o Contrato de estudos, com indicação das notas obtidas em cada disciplina. 

A universidade de acolhimento deve conferir pleno reconhecimento académico ao cumprimento do contrato de estudos mediante a atribuição de créditos ECTS.