Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Trabalhar e aprender

A picture
© shutterstock.com - Andresr

Estágios no Parlamento Europeu

Sonhas em ser eleito deputado europeu pelo teu país? Para começar, podes candidatar-te a um estágio remunerado para ficares com uma ideia de como funciona o Parlamento Europeu. Existem duas opções: a vertente «jornalismo» e a vertente «geral».

Os estágios remunerados Robert Schuman dirigem-se unicamente a titulares de um diploma universitário. O objetivo é permitir-lhes completar os conhecimentos adquiridos durante os estudos e familiarizarem-se com o Parlamento Europeu.

 

Como apresentar uma candidatura?

Para a opção geral, é necessário apresentar provas da realização de um trabalho escrito importante, quer enquanto parte do curso universitário, quer destinado a uma publicação científica.

Para a opção jornalismo, é igualmente necessário apresentar provas de experiência profissional ou de formação em jornalismo.

Os candidatos que satisfaçam estas condições, podem preencher o formulário de candidatura em linha, só podendo candidatar-se a uma das duas opções.

 

Prazos

Os estágios remunerados duram 5 meses e têm início em 1 de março e 1 de outubro de cada ano.

Prazos para a apresentação das candidaturas:

  • para a sessão de março, 15 de agosto a 15 de outubro do ano anterior
  • para a sessão de outubro, 15 de março a 15 de maio do mesmo ano

 

Se fores selecionado

Os candidatos devem apresentar vários documentos:

  • uma cópia do passaporte ou do bilhete de identidade/cartão de cidadão
  • uma cópia do(s) diploma(s) universitário(s)
  • uma carta de recomendação de um profissional capaz de avaliar objetivamente as capacidades do candidato selecionado
  • para os candidatos à opção geral, uma prova da realização de um trabalho escrito (certificado, página de rosto do trabalho, diploma, etc.)
  • para os candidatos à opção jornalismo, uma publicação ou a prova de pertencer a uma associação de jornalistas de um país da UE ou um diploma de jornalismo reconhecido num país da UE ou num país candidato à adesão