Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

© fotolia.com - FotolEdhar

Estágios na Comissão Europeia

Tens curiosidade em saber como funciona realmente a Comissão Europeia? Para ficar a conhecer a instituição por dentro, nada melhor do que candidatares-te a um estágio!

A Comissão Europeia organiza estágios de tradução e estágios administrativos duas vezes por ano, com uma duração entre 3 a 5 meses e essencialmente dirigidos aos jovens titulares de um diploma universitário.

A maioria dos estagiários são nacionais de um país da UE ou de um país candidato . No entanto, há também um número limitado de vagas para nacionais de países terceiros.

 

Como apresentar uma candidatura?

Os candidatos devem ter concluído um ciclo completo de estudos universitários (ou equivalente) e serem fluentes em inglês, francês ou alemão. Os nacionais de um país da UE, devem também ter um conhecimento excelente de outra língua oficial.

Se já fizeste um estágio noutra instituição ou organismo da UE, não te podes candidatar a um estágio da Comissão.

Para te candidatares, deves preencher e apresentar o formulário de candidatura em linha e enviá-lo por correio postal antes do final do prazo previsto.

 

Prazos

Os estágios começam normalmente a 1 de março e a 1 de outubro, mas os estágios de tradução podem ter início noutras datas.

Para os estágios de março, o prazo para a apresentação das candidaturas termina a 31 de agosto do ano anterior.

Para os estágios de outubro, o prazo termina a 31 de janeiro do mesmo ano.

 

Criado em 1960, trata-se do mais antigo programa de estágios deste tipo. Um estagiário na Comissão Europeia tem a oportunidade de adquirir um conhecimento prático do funcionamento dos vários serviços, de se desenvolver a nível pessoal através dos contactos que estabelece durante o trabalho quotidiano e de aplicar e aprofundar os seus conhecimentos académicos. Geralmente, os estagiários recebem uma bolsa de formação. Os estagiários com deficiência podem beneficiar de uma bolsa complementar.