Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Trabalhar e aprender

A picture
© fotolia.com - goodluz

Estágios Eurodyssée – o início do teu percurso europeu

Pretendes adquirir experiência profissional e, simultaneamente, melhorar os conhecimentos de uma língua estrangeira? Ao longo de mais de 25 anos, o programa Eurodyssée tem proporcionado aos jovens a oportunidade de fazerem um curso de formação profissional remunerado noutro país europeu.

O Eurodyssée dirige-se a jovens dos 18 aos 30 anos residentes numa das regiões que participam no programa. Os candidatos são selecionados em função dos requisitos das empresas, pelo que, embora  seja obrigatório ter um diploma de estudos (formação profissional, ensino superior, etc.) e conhecimentos básicos de uma língua estrangeira, não são necessárias quaisquer qualificações específicas.

Os candidatos selecionados têm direito a um estágio de 3 a 7 meses, a um curso de línguas, a alojamento, a uma bolsa mensal ou a um salário, a um seguro e a um certificado de formação.

 

Como apresentar uma candidatura?

É muito simples:

1. Verifica se a tua região consta da lista de regiões que participam no programa

2. Criar o teu perfil Eurodyssée

3. Analisa todas as ofertas de estágio disponíveis e escolhe a que mais te convém

 

«Recordarei sempre a experiência que o programa Eurodyssée me proporcionou como o acontecimento mais marcante desta fase da minha vida. Foi, sem dúvida alguma, um enorme avanço em termos de desenvolvimento pessoal. Descobri novas culturas, fiz novos amigos, aprendi uma nova língua. Viajei muito e conheci pessoas e lugares fantásticos! Nunca me esquecerei dos meses passados em Espanha e Valência ocupará sempre um lugar muito especial no meu coração.

Aconselho vivamente os jovens a aproveitarem esta oportunidade. É claro que não há rosas sem espinhos e que é necessário ultrapassar alguns obstáculos. Mas não é isso que nos faz crescer e nos torna mais fortes? Esta é uma decididamente uma oportunidade a não perder.»

Andreia Tavares vive em Portugal e fez um estágio na Comunidad Valenciana, em Espanha, em 2009.

 

Durante o estágio

Os estagiários recebem uma bolsa ou um salário, em função do modo como o programa Eurodyssée está organizado na região de acolhimento.

Durante a estadia no estrangeiro, são apoiados pelos coordenadores do programa da região em causa, podendo participar em visitas, excursões e eventos que os ajudarão a adaptar-se e a apreciar a cultura da região.

No final do estágio, devem apresentar um relatório na sua região de origem e/ou na região de acolhimento. Se não apresentarem este relatório poderão não receber o certificado de estágio.