Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Participe

A picture
© European Union

Escolha o seu papel no «Modelo de União Europeia»

Gostaria de desempenhar o papel de deputado no Parlamento Europeu, de ministro no Conselho da UE, de jornalista, de intérprete ou de lobista? Nesse caso, participe numa simulação do processo de aprovação de uma nova legislação da União Europeia.

O «Modelo de União Europeia» (MEU) é uma simulação do processo de tomada de decisões e de definição das políticas da UE que decorre todos os anos em Estrasburgo.

Os participantes reproduzem o trabalho das instituições europeias a nível do Parlamento Europeu e debatem duas propostas legislativas controversas efetivamente elaboradas pela Comissão Europeia. Enquanto os eurodeputados (deputados do Parlamento Europeu) e os ministros do Conselho da UE simulam o processo legislativo ordinário, os lobistas (representantes de grupos de interesses) tentam influenciar as duas instituições, os jornalistas informam sobre a evolução dos debates em curso e os intérpretes traduzem esses debates para a sua língua materna ou para inglês.

 

«Imagine que acorda todas as manhãs, durante uma semana, sabendo que as suas decisões contribuem para construir a Europa. Imagine-se comodamente sentado numa cadeira do Conselho, que não é apenas uma cadeira, mas um ponto de observação e de inspiração para o futuro. Imagine também cerca de 200 pessoas bem vestidas, esclarecidas e ponderadas na sua forma de pensar o futuro, o presente e a Europa, saboreando descontraidamente uma bebida num bar. Pensando bem, o melhor é não imaginar coisa nenhuma, porque, de qualquer modo,  esta experiência não deixará de o surpreender!»
Joanna Mikova (ministra do Conselho na simulação de 2011)

 

Quem pode candidatar-se?

Os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos, residentes num país da UE, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega, na Suíça ou na Turquia.

Os candidatos devem interessar-se pelo funcionamento das instituições europeias e estar preparados para participar ativamente nos debates.

 

Como apresentar uma candidatura?

Escolha um dos cinco papéis propostos e siga o processo de candidatura.