Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© shutterstock.com - monticello

Come melhor para te sentires melhor

Comer melhor não quer necessariamente dizer fazer dieta. Um estilo de vida saudável passa por determinados hábitos alimentares. Estás disposto a alterar os teus hábitos?

O Conselho Europeu de Informação sobre a Alimentação dá-te 10 dicas para uma alimentação saudável:

  1. Procura variar a tua alimentação
  2. A base da tua alimentação devem ser os alimentos ricos em hidratos de carbono
  3. Come frutas e legumes em quantidade
  4. Mantém um peso adequado
  5. Come moderadamente, mas um pouco de tudo
  6. Come regularmente
  7. Bebe água ao longo do dia
  8. Mexe‑te
  9. Começa já! Altera os teus hábitos gradualmente
  10. E não te esqueças: tudo é uma questão de equilíbrio

A plataforma «Youth and Environment Europe (YEE)», que reúne as organizações de jovens europeias ativas no âmbito da natureza e da proteção do ambiente, oferece exemplos de uma alimentação mais saudável e, simultaneamente, ecológica.

 

Aprender a brincar

O que devo comer? O que se entende por exercício físico? O que posso fazer para manter-me saudável e em forma? Playnormous dá‑te as respostas a estas perguntas. É um ótimo passatempo para todos: crianças, jovens, pais, professores, profissionais da saúde, etc.

Todos sabemos que o leite é bom para nós, mas até que ponto conhecemos este alimento? Descobre-o através do Passatempo Energia Láctea do Programa Europeu «Leite nas Escolas»! Não se trata só do leite mas também do iogurte, queijo, requeijão e outros produtos lácteos que são importantes para uma boa alimentação e um regime equilibrado.

 

Informações gerais

Um estudo conduzido pela organização  HELENA (Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition in Adolescents) concluiu que os jovens compreendem a importância de uma alimentação saudável e estão conscientes de que nem sempre comem o que deviam, mas têm dificuldade em pôr as ideias em prática.