You are here

flag

Publicado: 30/04/2013 14:44

Ciberperseguição: quando o bullying acontece na Internet

Atualmente, maioria dos jovens usa diariamente os telemóveis e a Internet pelo que a ciberperseguição aumentou bastante nos últimos anos. Como posso combater e prevenir a ciberperseguição?

A picture

© shutterstock.com - Pressmaster

Os jovens são vítimas de ciberperseguição quando são alvo de assédio, humilhação, acusações falsas e ameaças através de mensagens eletrónicas (mails), SMS, sítios de chat, telemóveis, redes sociais ou outras tecnologias.    

 

Luta contra a ciberperseguição

O Conselho da Europa lançou a iniciativa Young People Combating Hate Speech On-line para combater o racismo e a discriminação no ciberespaço. Entre 2012 e 2014, os jovens e as organizações de juventude têm a oportunidade de participar numa formação sobre a ciberperseguição para aprender a identificar e a intervir contra este tipo de situações. O projeto inclui campanhas em linha e um curso destinados a promover a ação e a intervenção.

 

Agir fora da rede

Embora a ciberperseguição se manifeste em linha, podemos combatê-la fora de rede. Stop Cyber Bullying oferece ferramentas para prevenir e combater a ciberperseguição na escola e na comunidade.

 

Protege‑te

Não é fácil escapar à ciberperseguição, uma vez que a Internet está sempre disponível e os ataques não param mesmo se as vítimas desligarem o computador ou o telemóvel. Ins@fe dá‑te algumas dicas sobre como te podes proteger na Internet , por exemplo, limitando o acesso aos teus perfis nas redes sociais e aceitando unicamente como amigos pessoas de confiança.