Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Oportunidades de voluntariado

A picture
© shutterstock.com - mangostock

Campos de trabalho: congregar esforços!

Já alguma vez ouviu falar de campos de trabalho? Não se preocupe, não estamos a falar de trabalhos forçados! Se tiver mais de 18 anos, os campos de trabalho podem ser uma ótima opção para ajudar uma comunidade local e conhecer ao mesmo tempo a cultura e os costumes de outro país ou de outra região.

Um campo de trabalho é um grupo internacional de 8 a 20 voluntários provenientes de 5 ou mais países, que colaboram para ajudar uma comunidade local no quadro de um projeto de 2 a 4 semanas. Os campos são geridos por comunidades locais, organizações pacifistas, grupos de proteção do ambiente, grupos de solidariedade e de ação comunitária, associações sem fins lucrativos e outras entidades interessadas no impacto que um grupo internacional pode ter na sua comunidade. Constituem uma grande oportunidade para estabelecer contactos, fazer amizades, ajudar a concretizar um projeto importante e compreender melhor o mundo. Não se esqueça que não se trata de um campo de férias. Se se inscrever, é para pôr mãos à obra!

 

«A minha experiência foi muito positiva. Pude muitas vezes testemunhar o espírito acolhedor das pessoas deste país para com os estrangeiros e as pessoas de outras culturas. Não esquecerei os convites dos voluntários nacionais para visitarmos as suas famílias. Assistimos  inclusive a um casamento numa aldeia! Talvez tenhamos tido sorte,  porque os voluntários locais eram muito ativos e entusiastas… Aprendemos muito com a cultura azeri e eles também mostraram interesse em conhecer melhor a nossa cultura e o nosso país.»

Carol Crabtree, voluntária no Azerbaijão em 2002

 

Em que consiste o trabalho?

Num campo de trabalho, os voluntários trabalham cerca de 30 horas por semana em prol da comunidade local ou do ambiente. Trata-se geralmente de trabalhos coletivos em zonas rurais ou urbanas que não requerem qualificações específicas. A população local participa muitas vezes nos projetos. Nos tempos livres pode descansar, preparar as refeições, conversar ou organizar atividades e excursões com outros voluntários e a comunidade local.

Deve estar preparado para viver e trabalhar num ambiente comunitário, onde as condições de vida são, por vezes, simples e o trabalho pode ser pesado, mas divertido e gratificante. As refeições e o alojamento estão habitualmente incluídos, pelo que só terá de pagar as despesas de viagem, a taxa de inscrição à organização responsável e algumas despesas correntes.