You are here

flag

Publicado: 24/04/2013 11:10

Bolsas Unesco-Aschberg: intercâmbio de artistas

Sempre desejou participar num programa de intercâmbio, mas não necessariamente no âmbito do Erasmus? O programa de bolsas de estudo UNESCO-Aschberg concede bolsas residenciais para jovens artistas no mundo inteiro.

A picture

© fotolia.com - lassedesignen

O programa de bolsas de estudo UNESCO-Aschberg oferece a jovens artistas a possibilidade de adquirir experiência e completar a sua formação noutro país, contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal e participação no diálogo intercultural e noutras atividades.

 

Requisitos necessários para apresentar uma candidatura

São concedidas bolsas residenciais de 1 a 3 meses a jovens artistas com idades compreendidas entre 25 e 35 anos que desenvolvem atividades nos domínios da música, das artes visuais ou da escrita criativa. Estes três domínios abrangem especializações artísticas importantes para o desenvolvimento das indústrias criativas, nomeadamente a indústria fonográfica e a organização de concertos, o setor audiovisual, o design gráfico e edição.

 

Como apresentar uma candidatura

Deve dirigir-se diretamente à instituição competente, em função do domínio que lhe interessa e/ou o país escolhido, depois de se certificar de que cumpre todos os requisitos necessários. As instituições pré-selecionam os candidatos tomando em consideração o facto de o programa dar prioridade aos artistas e instituições dos países em desenvolvimento, com vista a reforçar a cooperação mútua Norte-Sul.

 

Atenção aos prazos!

Os prazos de candidatura para as bolsas UNESCO-Aschberg variam consoante a instituição em causa, mas situam-se geralmente entre meados de outubro e meados de novembro. Para saber as datas  exatas, consulte a lista de bolsas para cada domínio. Tenha em conta que só pode apresentar uma candidatura por ano e que só pode participar no programa uma vez.