Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© shutterstock.com - artiomp

Aprender uma profissão

Independentemente de ainda estar a estudar ou já ser licenciado, o ensino e a formação profissionais podem ajudá-lo a preparar-se para o mercado de trabalho global, permitindo-lhe adquirir as competências de que necessita para enveredar por uma determinada carreira.

O número de empregos que requerem qualificações de nível médio continua a ser superior aos que requerem uma licenciatura. As vantagens de optar um ensino ou uma formação profissionais são, por conseguinte, óbvias.

 

Para mais informações sobre o ensino e a formação profissionais, consulte a rede Euroguidance - Centros de Recursos de Orientação Profissional

 

Os programas de formação profissional e de aprendizagem prática de uma profissão combinam aspetos teóricos e práticos. Podem constituir uma alternativa aos programas de estudos do ensino secundário, pós-secundário ou superior, mas não equivalem a um curso superior.

 

Se é estudante, pode melhorar as suas competências profissionais fazendo estágios em diferentes países no âmbito do Programa Leonardo da Vinci.

 

Maior reconhecimento da formação profissional

Existem diversas iniciativas europeias para melhorar o reconhecimento e a qualidade das competências e qualificações adquiridas através de programas de formação: