Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Atividades extracurriculares

Video: 

The Story of Youthpass, part II (2012)


Aprender fazendo: educação não formal‬‬‬

Aprender faz parte da vida de cada um, mas nem sempre decorre numa sala de aula. Há outras formas de aprendizagem e, muitas vezes, nem nos apercebemos de que estamos a aprender algo de novo.

O ensino tradicional é uma forma de aprendizagem estruturada e formal, ministrada por um estabelecimento de ensino (escola, universidade), que conduz à obtenção de um grau académico.

 

A aprendizagem informal é precisamente o contrário: é aquilo que se aprende involuntariamente no dia a dia, no trabalho, em casa ou nos tempos livres.

 

A aprendizagem não formal situa-se algures entre estes dois extremos. Pode ser estruturada e com objetivos de aprendizagem, mas decorre geralmente fora dos estabelecimentos de ensino habituais: em seminários, grupos de trabalho, ações de formação, no local de trabalho ou até mesmo através de uma atividade desportiva.

Pode resultar de uma iniciativa individual ou decorrer de outras atividades.

 

Independentemente da forma que assume, pode obter o reconhecimento formal daquilo que aprendeu, graças ao Youthpass.

 

Nos últimos anos, cada vez mais organizações chegaram à conclusão que todas as aprendizagens são úteis, tendo começado a reconhecer a equivalência da aprendizagem não formal e informal à aprendizagem formal.

OCDE: reconhecimento da aprendizagem não formal e informal

UE: validação da aprendizagem não formal e informal