Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© iStockphoto.com - franckreporter

Apoiar a cultura mediterrânica

As bolsas Marc de Montalembert apoiam projetos que permitem a jovens dos países mediterrânicos descobrir a diversidade das outras culturas da região e a valorizar essa diversidade e riqueza.

A Fundação Marc de Montalembert visa promover a compreensão cultural entre as ovéns gerações e incentivar o diálogo intercultural no mundo mediterrânico. Todos os anos, a fundação concede uma bolsa a jovens dos países mediterrânicos que pretendem realizar projetos interculturais.

 

Requisitos necessários para se candidatar

Os candidatos devem ter menos de 30 anos, ser provenientes de um país mediterrânico e terem por objetivo a realização de um projeto intercultural original que corresponda a uma opção profissional. Para se candidatar, deve apresentar um projeto de estudo num domínio cultural da sua escolha.

 

Como apresentar uma candidatura

O anúncio de abertura de candidaturas é anualmente publicado em 1 de outubro e o prazo de apresentação termina em 31 de dezembro. Tenha em conta que o formulário de candidatura deve ser solicitado até 15 de dezembro.  Os candidatos selecionados serão convidados a deslocarem-se a Rodes, no dia 25 de abril, para receberem as respetivas bolsas.

Terá um ano para apresentar um relatório sobre os conhecimentos e a experiência que tenha adquirido durante a realização do projeto. Esse relatório pode ser apresentado por escrito ou sob qualquer outra forma que se possa publicar ou divulgar. Para preparar esse trabalho, a fundação também oferece aos bolseiros a possibilidade de passarem seis meses, no máximo, na sua sede em Rodes.

 

Contexto

Entre 1994 e 2012, foram concedidas bolsas para financiar 21 projetos em diversos setores: literatura, arquitetura, canto, fotografia, música, etnografia e história da arte.

A fundação atribui, desde 2010, o prémio Marc de Montalembert, em colaboração com o Instituto Nacional de História de Arte de Paris. O prémio é atribuído todos os anos a um jovem estudante de um país mediterrânico para recompensar um trabalho de investigação sobre a história da arte da região.