Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Um mundo verde

Video: 

Global Warming Infographic


Alterações climáticas

Quais são as causas das alterações climáticas e o que podemos fazer para proteger o nosso planeta?

Nos últimos cem anos, a intensificação da atividade humana teve como consequência provocar  alterações climáticas. Quando utilizamos carvão, petróleo ou gás para aquecermos as nossas casas, para pormos os nossos carros a funcionar ou para produzir eletricidade, isso liberta emissões de dióxido de carbono (CO2).  Este gás evita que o calor solar se escape para o espaço (o chamado gás com efeito de estufa).

Outra gás importante com efeito de estufa é o metano produzido em todo o mundo por explorações agrícolas com criação de gado.

 

Efeito de dominó

Os gases com efeito de estufa existem naturalmente na atmosfera, mas uma vez que produzimos cada vez mais deste tipo de gases, regista‑se um aquecimento crescente do globo terrestre. O efeito de estufa está na origem de condições meteorológicas extremas como inundações e ciclones com consequências devastadoras. Outro efeito é o degelo das calotas polares, que conduz à subida do nível dos mares.  O aquecimento global cria um efeito de dominó que afeta o homem, as plantas e os animais.

 

O estilo de vida e as alterações climáticas

Qual é a sua pegada de carbono? Calcule aqui a sua pegada de carbono.

 

Que posso fazer?

Plantar uma árvore – as árvores absorvem o dióxido de carbono e ajudam a reduzir as alterações climáticas. No quadro da campanha mil milhões de árvores plantaram‑se mil milhões de árvores desde 2006. A campanha é gerida atualmente pela iniciativa infantil «Plantar árvores pelo planeta» criada pelo aluno Felix Finkbeiner.  Discurso de Felix Finkbeiner perante as Nações Unidas.

Apagar as luzes – às  20h30 do dia 23 de março pode dar um sinal de que está preocupado com o futuro do nosso planeta, apagando simplesmente a luz. Centenas de milhões de pessoas  em todo mundo farão o mesmo durante a Hora do Planeta. Tente também poupar energia de todas as formas possíveis.

 

Eduque a geração seguinte. Ensine os seus irmãos mais novos a poupar energia. Explique-lhes o que são as alterações climáticas e mostre-lhes como podem fazer a diferença com estes jogos interativos: