Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Vence esse stress!

no stress
© Thornypup - Flickr, CC by 2.0
Seja porque se aproxima a época de exames, porque há um pico de trabalho no emprego ou porque temos de fazer escolhas decisivas, todos ficamos stressados de vez em quando. Por mais difícil que te pareça, procura manter a calma e vencer o stress!

Continuar a estudar, procurar emprego ou viajar pelo mundo fora? Arranjar casa ou ficar no «Hotel Mamã» por mais uns tempos? Poupar algum dinheiro para tempos difíceis, gastá-lo ou investi-lo? Assentar ou continuar livre e sem outros compromissos que não o de se divertir? 

Estas são algumas das escolhas com que as pessoas nascidas entre 1980 e 2000 (a denominada «geração do milénio») se deparam atualmente ou se depararão muito em breve. Ainda por cima, poderão ver-se confrontadas com problemas financeiros: reembolsar um empréstimo de estudante, pagar as contas mensais ou subsistir com um salário baixo. É quanto basta para stressar qualquer um! Junte-se-lhes a crise económica e o desemprego juvenil que a acompanha, e será fácil entender por que razão já em finais de 2012 os investigadores diziam que a geração do milénio está sujeita a níveis médios de stress superiores aos das outras gerações.

 

Apesar de todos os motivos de desânimo e frustração, deixar que estes te abatam não é o caminho a seguir. Não podes controlar a situação no mercado de trabalho, o empréstimo que tens de pedir para poder continuar a estudar ou os preços das casas. O melhor é não tomares demasiadas decisões ao mesmo tempo. Tem calma! As sugestões seguintes talvez te ajudem a vencer o stress:

 

  • Tenta aprofundar as causas do stress e ver se há algo que possas mudar. Os exames terão de ser feitos de qualquer modo, mas não será boa ideia programares o estudo para não ficar tudo para o último minuto? Provavelmente não queres deixar o emprego, por isso talvez possas aprender a dizer «não» mais vezes ou falar francamente com algum colega cujo comportamento te esteja a incomodar?
  • Exercício: uma atividade física regular mantém-te em forma, protege o teu coração e ajuda-te a dormir melhor, sobretudo se for acompanhada de uma dieta saudável. E, mais importante ainda, faz-te sentir bem. Por isso, monta na bicicleta, calça os ténis de corrida ou esfalfa-te a dançar na pista de dança! 
  • Descontrai: esta dica parece evidente, mas nem por isso é menos importante. Praticar ioga, respirar fundo, dar um passeio no parque ou ler um livro fazem baixar a pressão arterial e reduzir a tensão muscular. É uma boa forma de combater os efeitos negativos do stress. A automedicação com drogas, álcool, ou tabaco pode parecer atrativa, mas a longo prazo isso não te vai fazer bem nenhum.
  • Conversa com a família e os amigos: se há uma causa específica que te faz sentir stressado, falar dela com alguém de confiança pode ser um grande alívio, e talvez essas pessoas te possam dar bons conselhos. Além disso, podem ajudar-te a ver as coisas noutra perspetiva e a centrar-te nos aspetos positivos.
  • Sorri: vê as tuas séries de comédia preferidas, lê um livro divertido ou pega no telefone e liga a um amigo que te faça rir. Tudo o que te ponha um sorriso no rosto gera hormonas que aumentam a sensação de bem-estar e reduzem o stress.

Publicado: qui, 19/03/2015 - 14:22


Tweet Button: 


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!