Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Lutar contra a obesidade dos jovens

© shutterstock.com - Ariwasabi
A obesidade está a aumentar e isto pode ter efeitos desastrosos para a saúde. O nosso estilo de vida é uma das razões que explicam esta tendência. O que faz a União Europeia?

Uma tendência preocupante

A obesidade entre os jovens mais do que triplicou em muitos países europeus desde a década de oitenta. Segundo a Iniciativa de Vigilância da Obesidade Infantil (COSI) da OMS, em 2010, cerca de um terço das crianças na UE com idades entre os 6 e os 9 anos tinha excesso de peso ou era obesa (em comparação com um quarto em 2008). Há uma forte ligação entre a obesidade, problemas de saúde e problemas psicossociais mais tarde na vida, incluindo as doenças cardiovasculares, diabetes de tipo 2 e cancro.

 

Algumas das razões que explicam esta tendência:

  • consumo crescente de fast food e de bebidas açucaradas
  • mais refeições fora de casa (muitas vezes devido a horários de trabalho mais longos), com mais alimentos pré-preparados, que muitas vezes são vendidos em grandes porções
  • menos comida caseira

 

Além disso, os jovens, sobretudo as raparigas entre os 11 e os 15 anos, tendem a fazer menos exercício físico. Muito tempo no computador ou a ver televisão contribui para uma vida sedentária, o que, por si só, aumenta o risco de contrair determinadas doenças.

 

A UE combate a obesidade infantil

O plano de ação da UE para 2014-2020 contra a obesidade infantil visa estabelecer prioridades e acompanhar os progressos realizados neste domínio. Em 2007, a Comissão Europeia adotou uma estratégia para a Europa no domínio da nutrição e dos problemas de saúde decorrentes do excesso de peso e da obesidade. É necessário informar o público, levar a indústria alimentar a produzir alimentos mais saudáveis e promover a investigação sobre nutrição e o exercício físico.

 

O objetivo é promover uma alimentação mais saudável e um estilo de vida ativo para todos e travar o aumento do excesso de peso e da obesidade entre os jovens até 2020. Uma forma de o conseguir é melhorar a educação física nas escolas. A estratégia tem em conta as necessidades dos diferentes grupos-alvo, incluindo as pessoas com menos possibilidades.

 

Ligações úteis

Prevenção da obesidade através de redes europeias (OPEN)

Plataforma de ação europeia em matéria de regimes alimentares, atividade física e saúde

Publicado: qui, 26/11/2015 - 11:06


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!