Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Não há nada como uma boa noite de sono

© fotolia.com - evgenyatamanenko
O sono é essencial para a saúde e o bem-estar. Mas se tens dificuldades em adormecer ou é frequente acordares com uma impressão de cansaço, dá uma vista de olhos a estas dicas.

Sabes que a falta de sono pode causar tonturas, dores de costas, dores de cabeça e oscilações de humor? Um sono de boa qualidade é fundamental, sobretudo durante períodos de tensão.

 

Eis algumas dicas para te ajudar a dormir melhor:

 

  • Segue uma rotina. Levanta-te à mesma hora todos os dias, mesmo durante o fim de semana. Isto ajuda a regular o teu relógio biológico.
  • Não carregues no botão do «snooze». Passar pelas brasas mais cinco minutos interfere com os padrões naturais do sono e irá fazer-te sentir ainda mais cansado. O melhor é levantares-te assim que o despertador toca.
  • A luz é importante. A luz do sol ou uma luz artificial brilhante podem ajudar-te a despertar.
  • Toma um pequeno almoço saudável.
  • Tem uma vida ativa. O exercício físico melhora a qualidade do sono, mas evita fazê-lo nas duas ou três horas antes de deitar pois pode impedir-te de relaxares convenientemente.
  • Evita os estimulantes. Evita as bebidas com cafeína (por exemplo, café) depois das três da tarde, porque irão manter-te acordado. Beber álcool e fumar à noite também pode perturbar o sono.
  • Desliga o telemóvel. A luz do ecrã do teu telemóvel, tablete, televisão ou computador indica ao teu organismo que é tempo de acordar. Por isso, é importante que os deixes de utilizar umas horas antes de ires para a cama.
  • Não estudes na cama. Ler na cama é bom, mas se tiveres de estudar escolhe outro sítio. A cama deve ser um lugar para descontrair.
  • Cria um ritual. Toma um banho quente, bebe um copo de leite ou um chá de ervas ou calça umas meias confortáveis - qualquer coisa que sirva para descontrair. Faz a mesma coisa todas as noites e estarás a dar um sinal ao teu corpo de que são horas para dormir.
  • Esvazia a cabeça. Põe por escrito todas as tuas preocupações antes de te deitares para não ficares acordado a pensar nelas. Respira com a barriga - lenta e profundamente - e adormece...

 

Também pode ser interessante manteres um diário do sono para te ajudar a detetar quais são os comportamentos ou problemas que afetam os teus hábitos de sono.  

 

Mais informações:

Fundação nacional do sono

Publicado: seg, 09/11/2015 - 12:49


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!