Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

© iStockphoto.com - asiseeit

Aproveita bem o teu tempo livre

Tens alturas em que não tens nada que fazer? Porque não dedicar esse tempo a ajudar os outros?

Fazer a diferença

Alguma vez quiseste fazer qualquer coisa que valesse realmente a pena? Se tens entre 17 e 30 anos de idade, podes trabalhar como voluntário no estrangeiro com o Serviço Voluntário Europeu (SVE). Candidata-te com antecedência (cerca de um ano antes, se possível) para teres a certeza que encontras o projeto certo para ti.

 

Segue estas instruções para te candidatares a um projeto do SVE num país europeu.

 

Se não conseguires encontrar um projeto que te agrade, não te preocupes! Existem muitas outras organizações que propõem projetos de voluntariado no estrangeiro.     
 

Integra-te na comunidade

Se gostas de trabalhar ao ar livre e de conhecer pessoas novas, pensa na hipótese de te candidatares a um projeto residencial. Trata-se, normalmente, de duas a quatro semanas de trabalho voluntário inserido num grupo internacional que trabalha com uma comunidade local ou num projeto ambiental. Lê o nosso artigo sobre voluntariado residencial.

 

Formação no local

Fazer um estágio é uma das melhores formas de obter alguma experiência profissional e aprender mais sobre uma profissão no teu país ou no estrangeiro. A maioria dos estágios dura entre três meses e um ano, pelo que é melhor já teres terminado os teus estudos ou então fazer um estágio integrado no teu curso. Consulta a nossas secções Trabalhar e Aprender, bem como a página da UE sobre estágios para jovens diplomados para procurar ofertas de estágio e lê o nosso artigo sobre estágios para mais informações.

 

Outras oportunidades no estrangeiro

Podes encontrar em linha outras oportunidades para estudar ou trabalhar no estrangeiro.

O Eurodesk tem uma página que alerta para os prazos para candidaturas que se avizinham, nomeadamente para programas de formação e estágios, e uma secção com ofertas de última hora para candidatos a trabalho voluntário.

 

Se gostas de crianças, talvez possas trabalhar como «au pair», uma solução que te permite viver com uma família no estrangeiro e aprender outra língua em troca de tomar conta de crianças ou de algum trabalho doméstico.

 

Ou então, podes pensar em fazer um trabalho sazonal noutro país europeu.

 

Ligações interessantes

Viver no estrangeiro

Trabalhar noutro país europeu

Viajar na Europa