Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Trabalhar noutro país europeu

A picture
© shutterstock.com - Yuri Arcurs.jpg
Quer tenhas acabado de obter um diploma universitário ou já tenhas alguma experiência profissional no teu país, podes trabalhar em qualquer país da Europa desde que estejas disposto a ir viver para o estrangeiro.

Além das vantagens profissionais, trabalhar no estrangeiro pode contribuir para que desenvolvas novas competências e abrir-te as portas para uma nova cultura, incluindo, eventualmente, a aprendizagem de uma nova língua.

 

Onde posso trabalhar?

Na qualidade de cidadão da UE, tens direito a trabalhar – sem necessitar de uma autorização de trabalho - em qualquer país da UE, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega ou na Suíça.

No entanto, há certas condições que deves conhecer se quiseres ir trabalhar e viver noutro país.

Se fores nacional da Croácia, Bulgária ou da Roménia, os últimos países a aderir à UE, podes também estar sujeito a determinadas disposições provisórias.

 

6 etapas para trabalhar na Europa

O EURES dá algumas dicas úteis sobre as 6 principais etapas a cumprir para arranjar emprego no estrangeiro, desde a procura de vagas ao estabelecimento no país de acolhimento.

 

Oportunidades na investigação

Se o que te interessa é fazer investigação académica no estrangeiro, consulta o EURAXESS – Investigadores em movimento.

 

Diferenças entre países

Ao candidatares-te a um emprego noutro país, não te esqueças que podem existir diferenças entre as práticas nacionais, por exemplo, em matéria de recrutamento. Procurar emprego noutro país não se limita à tradução do teu CV.

Publicado: seg, 22/04/2013 - 11:52


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!

Ligações úteis