Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Semana Europeia da Juventude 2015 - destaques

Em abril e maio de 2015, realizaram-se centenas de eventos nos 33 países do programa Erasmus+.

A Semana Europeia da Juventude (27 de maio a 10 de abril) foi subordinada ao tema da participação dos jovens na vida democrática e da sua integração no mercado de trabalho, concentrando-se nos aspetos da participação da juventude na sociedade e do empoderamento dos jovens de todas as origens a fim de promover uma democracia dinâmica.

 

É de destacar a realização a 6 de Maio de um debate de alto nível sobre o reforço da participação dos jovens para prevenir a intolerância e o comportamento antidemocrático.

 

Após o debate, foram apresentados os três projetos vencedores da edição de 2015 dos Prémios da Juventude, selecionados de entre mais de 150 projetos nomeados pelas agências nacionais Erasmus+ e apoiados pelos programas «Juventude em Ação» e Erasmus +. Projetos vencedores

 

De 4 a 6 de maio, a conferência sobre o diálogo estruturado reuniu representantes de organizações de juventude e dos governos de toda a Europa.

 

No quadro do festival Yo!Fest, organizado pelo Fórum Europeu da Juventude, em 6 de maio de 2015, em Bruxelas, tiveram lugar vários eventos subordinados ao tema «crescer juntos», entre os quais seminários e debates, que contaram com a participação de mais de 7000 jovens europeus. O papel da educação não formal para o desenvolvimento de competências para a vida profissional foi um tema central. O festival encerrou com uma série de concertos ao vivo.

 

Outro ponto alto foi o lançamento do sítio Web do Laboratório de ideias. Trata-se de uma plataforma onde os jovens podem apresentar as suas ideias para projetos e políticas para o empoderamento da juventude, o emprego, o empreendedorismo e o desenvolvimento global. Essas ideias são avaliadas por outros jovens antes de serem transmitidas aos responsáveis políticos e, se tudo correr bem, tornadas realidade. Durante o debate de alto nível, um jovem representante de cada projeto expôs as suas ideias ao Comissário europeu responsável pela educação, a cultura, a juventude e o desporto, Tibor Navracsics.

 

 

Destaques:

http://bit.ly/1hJxgsD

 

 

Ligações interessantes: http://europa.eu/youth/eyw

Publicado: sex, 06/11/2015 - 13:35


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!