Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Ano Europeu para o Desenvolvimento - o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro

A maioria dos cidadãos europeus considera que a UE deveria consagrar mais fundos à luta contra a pobreza nos países em desenvolvimento. 2015 é o primeiro Ano Europeu consagrado a este tema e ao papel internacional da Europa.

De que se trata?

O Ano Europeu para o Desenvolvimento tem a ver com a ação externa da UE e o papel da Europa na erradicação da pobreza no mundo e na promoção do desenvolvimento sustentável.

 

Cerca de 150 países beneficiam da ajuda da UE ao desenvolvimento. Esta ajuda é gasta, em parte, em ajuda humanitária para salvar vidas de pessoas que se encontram em situações de crise, mas também em trabalho de desenvolvimento para apoiar os esforços dos países para lutar contra a pobreza a médio e longo prazo e assegurar um crescimento económico sustentável.

 

A UE é o maior doador de ajuda do mundo (56 500 milhões de euros em 2013, com 25 % da ajuda da União concedida diretamente aos governos dos respetivos países). Mas há ainda muito a fazer, já que uma em cada oito pessoas no mundo não tem o suficiente para se alimentar corretamente.

 

Temas do mês

Todos os meses, abordamos um tema específico do desenvolvimento:

 

História do mês — julho de 2014

Integrados no projeto «Yatra» do Serviço Voluntário Europeu, 16 jovens voluntários neerlandeses oriundos da imigração deslocaram-se a Marrocos em 2014 e trabalharam num orfanato durante algumas semanas. A sua tarefa era ajudar jovens órfãos e de meios desfavorecidos através da organização de atividades desportivas e culturais. O projeto voltou a realizar-se em 2015. Ler a história na íntegra.

 

Como podes ajudar

 

 

Ligações interessantes:

Ano Europeu para o Desenvolvimento             
Objetivos de Desenvolvimento do Milénio

Publicado: qui, 12/11/2015 - 16:01


Tweet Button: 


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!