Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

Participa na vida social, não te radicalizes

© fotolia.com - hikrcn
Os meios de comunicação falam frequentemente do fenómeno da radicalização dos jovens em todo o mundo. Descobre o que faz a UE para lutar contra esta tendência.

Se trabalhas com jovens e estás preocupado com qualquer tipo de radicalização na tua comunidade, visita o sítio Web da Rede de sensibilização para a radicalização ou o do IMPACT Europe, um projeto financiado pela UE cujo é objetivo é analisar e partilhar boas práticas de prevenção da radicalização.

 

Não em nosso nome!

Após os ataques terroristas em França e na Dinamarca no início de 2015, o Comissário europeu Tibor Navracsics e os Ministros da Educação da UE reuniram-se em Paris em 17 de março e comprometeram-se a garantir que a educação promove os valores cívicos da Europa. Além disso, a União Europeia financiou vários projetos para promover a compreensão mútua.

As comunidades religiosas também estão a dar o seu contributo. Por exemplo, a campanha #NotInMyName, criada pela Active Change Foundation com sede em Londres, incentiva os muçulmanos a condenar o terrorismo nas redes sociais. A campanha alargou-se a outros países.

 

Participa na vida social - sente-te integrado

Os jovens são frequentemente radicalizados através de vídeos em linha ou das pessoas que os rodeiam. Uma boa integração dos jovens na sociedade pode ajudar a evitar este fenómeno. Um recente inquérito Eurobarómetro sobre os jovens na UE mostrou que o número de jovens que afirmam ter participado em atividades de, pelo menos, uma organização (por exemplo, um clube desportivo, partido político ou organização de defesa dos direitos humanos) no ano anterior tinha diminuído para 49 % (contra 56 % em 2013). As organizações mais populares são os clubes desportivos (29 %), os clubes de jovens ou de atividades e lazer (16 %) e grupos comunitários (11 %).

 

Se queres ter um papel mais ativo na sociedade, porque não experimentar uma das atividades propostas no Portal Europeu da Juventude? Se desejas contribuir para uma boa causa, podes fazer voluntariado no estrangeiro com o Serviço Voluntário Europeu. Ou dá uma vista de olhos a esta lista para encontrar a melhor oportunidade para ti (por exemplo, estágios, bolsas, concursos). A política interessa-te? Então, participa no diálogo estruturado e ajuda os responsáveis políticos a fazerem melhor o seu trabalho.

 

Ligações interessantes

Publicado: sex, 06/11/2015 - 15:55


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!