Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

© fotolia.com - ra2 studio

O que é ser jovem hoje na UE?

Os jovens têm vidas parecidas em toda a UE? Relações pessoais, alojamento, emprego... Compara-te e compara o teu país com o resto da UE.

Qualidade de vida

De acordo com o relatório sobre a qualidade de vida na UE da Eurofound, os jovens entre os 16 e os 24 anos são as pessoas que se dizem mais satisfeitas com a vida (uma média de 7,6 numa escala de 10), seguidos pelos casais com filhos (7,4).

 

O relatório também põe em destaque a tendência de as pessoas que se declaram muito satisfeitas com a vida também estarem em muito boa saúde. Embora o consumo de tabaco esteja generalizado entre os jovens na UE, a grande maioria (67,7 %) afirma que está em boa ou muito boa saúde e a maioria pratica um desporto ou outra atividade física.

 

De um modo geral, os europeus dizem-se satisfeitos com as suas relações pessoais (7,8), condições de alojamento (7,5) e quadro de vida (7,3).

 

Estilos de vida e hábitos

Cada vez mais jovens utilizam a Internet todos os dias (9 em cada 10 pessoas na faixa etária dos 16 aos 29 anos), especialmente a partir de dispositivos móveis.

 

Os jovens tendem também a passar mais tempo no sistema de ensino antes da obterem um emprego. Isto pode dever-se a dificuldades para encontrar trabalho. Com efeito, a atual taxa de desemprego juvenil é de 20,9 %.

 

Contudo, os jovens confiam pouco no sistema jurídico (4,6). Isto traduziu‑se na afluência às urnas nas eleições para o Parlamento Europeu em 2014 (42,5 %). Apenas 56 % das pessoas na faixa etária dos 15 aos 30 anos indicaram ter votado numa eleição nos três anos anteriores, embora este número fosse mais elevado em Malta (76 %), na Bélgica (73 %) e em Itália (71 %).

 

Uma percentagem considerável de jovens (44 %) nunca participou em atividades organizadas. As atividades mais populares são as relacionadas com os clubes desportivos (35 % dos jovens afirmaram que tinham participado em atividades organizadas por um clube desportivo no ano anterior), os clubes de juventude, os grupos de lazer e as organizações de juventude (22 %).

 

Compara-te com outros jovens

Consulta a ferramenta interativa dos jovens europeus para te comparares com outros jovens na UE.

 

Resultados do inquérito sobre a qualidade de vida para o conjunto da UE

 

Ligações interessantes:

Ser jovem na Europa de hoje