Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

© fotolia.com - goodluz

Garantia para a juventude — um ano depois

Quais foram os resultados da aplicação da Garantia para a juventude nos vários países da UE?

A Garantia para a juventude foi lançada em toda a UE em 2013 para combater o desemprego juvenil e as crescentes disparidades regionais na Europa. Ao abrigo da Garantia para a juventude, todos os jovens com menos de 25 anos receberão uma oferta de emprego, formação contínua, aprendizagem ou estágio no prazo de quatro meses após terem ficado desempregados ou terem terminado o ensino formal.
 Leia o nosso outro artigo sobre a Garantia para a juventude.

 

Em 2014, a Comissão ajudou os países da UE a elaborar os seus próprios planos de implementação da Garantia para a juventude, identificando as medidas a tomar caso a caso. Além disso, o Comité do Emprego desenvolveu um quadro de indicadores para acompanhar a implementação da Garantia para a juventude em todos os países da UE.

 

Melhorias concretas

A maioria dos países da UE tomou medidas e introduziu reformas nos setores do emprego e da educação. Alguns, entre os quais se incluem Chipre, Estónia, Finlândia, França, Irlanda, Portugal e Roménia, desenvolveram esforços substanciais e conseguiram melhorar a situação. Mais informações

 

A Comissão investiu cerca de mil milhões de euros na iniciativa para o emprego dos jovens. O Fundo Social Europeu é outra fonte de financiamento.

 

Resultados

  • Roménia — criação de 27 centros da Garantia para a juventude com o apoio do Fundo Social Europeu
  • Itália, Portugal e Espanha — lançamento de um portal na Internet que permite aos jovens enviar os seus dados para um registo nacional
  • Eslovénia, Lituânia e Bélgica — criação ou reforço de serviços públicos de emprego
  • França, Portugal e Espanha — ênfase renovado na qualidade da educação e da formação
  • Polónia, Letónia e Finlândia — facilitação da transição da escola para o mercado de trabalho

 

Mais informações sobre casos concretos nos vários países