Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

O que significa ter mobilidade na União Europeia?

European Youth Week 2013
© Eurodesk
Significa poderes escolher em toda a Europa a solução que mais te convém, quer queiras estudar, trabalhar, estagiar, fazer voluntariado ou participar num intercâmbio.

A União Europeia proporciona-te muitas oportunidades diferentes para passares períodos de tempo mais ou menos longos noutro país. Descobre-as no Portal Europeu da Juventude!

 

Fazer um estágio

Fazer um estágio é uma das melhores formas de te familiarizares com o mundo do trabalho e, simultaneamente, adquirires experiência prática e competências úteis para o futuro. Podes fazer um estágio enquanto parte da tua aprendizagem profissional, por exemplo, no domínio da ciência e inovação. As oportunidades são ilimitadas!

 

Fazer voluntariado

O número de jovens que fazem voluntariado na Europa não para de crescer. Junta-te a eles e escolhe a fórmula mais adequada ao teu caso: trabalha como voluntário através da Internet, num campo de trabalho ou no quadro do Serviço Voluntário Europeu.

 

Trabalhar

Mesmo se, atualmente, a taxa de desemprego jovem na Europa é elevada, nada te impede de procurar trabalho noutro país. Também podes trabalhar por períodos de tempo curtos, por exemplo, durante as férias, como au pair ou num emprego sazonal. Independentemente da tua escolha, antes de te lançares numa nova experiência, é melhor informares-te sobre os teus direitos relacionados com o trabalho.

 

Estudar

Para além das vantagens a nível académico, cultural e pessoal, um período de estudo noutro país pode dar um impulso decisivo à tua carreira. No entanto, a tua experiência internacional de estudo não tem de passar pela sala de aula: existem outras formas de aprender.

 

Fora da Europa

As tuas oportunidades não acabam nas fronteiras da Europa: há intercâmbios artísticos, estágios, voluntariado e intercâmbios de jovens em todo o mundo.

 

Não consegues decidir-te?

Para te facilitar a vida, o Eurodesk disponibiliza uma lista de iniciativas a que te podes candidatar/inscrever nos dois meses seguintes.

 

Segue o Eurodesk no Facebook e no Twitter para te manteres a par das últimas oportunidades!

Publicado: ter, 10/06/2014 - 12:22


Tweet Button: 

New!


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!

Ligações úteis