Portal Europeu da Juventude
Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

O que é o diálogo estruturado?

O diálogo estruturado permite que jovens e responsáveis políticos debatam diversos temas, com o objetivo de garantir que a opinião dos jovens é tomada em conta na definição das políticas de juventude da União Europeia.

Os temas debatidos são decididos a nível europeu pelos ministros da Juventude dos países da UE. Em seguida, um grupo constituído por representantes dos países do trio relevante de presidências da UE, da Comissão Europeia e do Fórum Europeu da Juventude é encarregado de coordenar todo o processo e de elaborar listas de perguntas a apresentar duas vezes por ano aos jovens de toda a Europa.

 

Estas perguntas servem de base à realização de consultas nos países da UE, que são organizadas por grupos de trabalho nacionais e, na maioria dos casos, dirigidas por conselhos da juventude, com a participação de outras organizações juvenis e partes interessadas.

 

Algumas organizações internacionais de juventude também consultam os seus membros e enviam observações de forma pontual.

 

Quais são os resultados?

Os resultados das consultas nacionais e dos contributos adicionais de organizações internacionais de juventude são reunidos em documentos de referência destinados às Conferências da UE sobre a Juventude, onde os representantes dos jovens e os responsáveis políticos têm a oportunidade de trabalhar em conjunto e apresentar à UE uma mensagem comum. Estas conferências realizam-se duas vezes por ano e são organizadas pelo país que assegura a presidência da UE.

 

Esse país apoia geralmente as recomendações da Conferência sobre a Juventude organizada sob a sua alçada e transmite-as ao Conselho da União Europeia para que sejam tidas em conta nas resoluções ou conclusões adotadas pelos ministros europeus da Juventude.

 

As recomendações das conferências também servem de base à Comissão Europeia para a definição das suas políticas.

 

 

O que foi feito até à data? 

Até à data, realizaram-se três ciclos completos de diálogo estruturado. O primeiro envolveu as presidências espanhola, belga e húngara e foi consagrado ao tema do emprego dos jovens. O segundo contou com a participação de Chipre, da Dinamarca e da Polónia e versou o tema da participação dos jovens na vida democrática.

 

O terceiro ciclo de diálogo estruturado envolveu a Irlanda, a Lituânia e a Grécia e foi dedicado ao tema geral da inclusão social. Cada consulta semestral tomou como base os resultados da anterior.

 

 

Como participar

Cada país gere o processo de consulta à sua maneira, de modo a responder às necessidades dos seus jovens. Se  queres participar podes contactar o grupo de trabalho nacional do teu país para obteres mais informações.

 

O processo de diálogo estruturado passo a passo por Bianca Faragau no Vimeo

 

 

Publicado: ter, 30/09/2014 - 16:44


Tweet Button: 


Info for young people in the western balkans

Precisas de aconselhamento especializado?

Pergunta-nos!