Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© shutterstock.com - Petrenko Andriy

Trabalhar com jovens na Europa oriental

Sempre quiseste saber como é a vida dos jovens nos países da Europa oriental que não pertencem à UE? O projeto da parceria oriental da associação da juventude AEGEE Europe pode ajudar-te a descobri lo.

O que é a AEGEE Europe?

É a organização de juventude europeia mais importante, reunindo 13000 estudantes de culturas diferentes, oriundos de 40 países europeus.

 

Como apresentar uma candidatura

Para te candidatares ao projeto da parceria oriental, tens primeiro de te tornar membro da AEGEE através do grupo local. Os membros da equipa da parceria oriental são selecionados consoante as necessidades do projeto. Não tens de ter muita experiência para seres membro da AEGEE. Consulta os projetos e atividades que te possam interessar.

 

Jornadas temáticas da parceria oriental

Se quiseres contribuir para o projeto da parceria oriental e não houver vagas, podes organizar as tuas próprias jornadas. A ideia é pôr jovens de toda a Europa em contacto com a realidade da vida dos países da parceria oriental. Podes organizar as jornadas à tua maneira, por exemplo com debates, mesas-redondas, apresentações, reuniões com estudantes dos países em causa, seminários universitários, etc.

 

Contexto

O projeto da parceria oriental é financiado pelo programa «Juventude em ação» (ação 3.1), que visa promover a cooperação com os países vizinhos e abrir novos horizontes aos jovens europeus.

A Janela «Juventude» no âmbito da Parceria Oriental, integrada no programa «Juventude em ação», oferece, através de fundos adicionais, ainda mais oportunidades de cooperação aos jovens, jovens trabalhadores e organizações de juventude da União Europeia e dos países da Parceria Oriental.