Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© fotolia.com - photobank.kiev.ua

Património cultural europeu

O património cultural é aquilo que herdamos das gerações anteriores: edifícios, monumentos, livros ou obras de arte, mas também expressões culturais imateriais, como as tradições e a língua. Descubra o património cultural europeu.

Aproveite as próximas Jornadas Europeias do Património, em setembro, para visitar gratuitamente ou a preço reduzido monumentos e sítios geralmente fechados ao público!

 

Como funciona?

Todos os anos, em setembro, os 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia organizam, durante um fim de semana, eventos culturais para pôr em destaque técnicas e tradições locais, bem como obras de arte e arquitetónicas. Cada país escolhe todos os anos um tema diferente, inspirando-se em determinadas épocas históricas ou em formas de expressão específicas do património cultural.

 

Contexto

Desde 1999, o lema das Jornadas Europeias do Património é: «A Europa, um património comum». O património cultural une os europeus, independentemente da sua cultura, língua ou religião. As Jornadas Europeias do Património, uma ação conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, visam sensibilizar os cidadãos europeus para a riqueza e a diversidade cultural da Europa, lutar contra o racismo e a xenofobia e promover uma maior tolerância na Europa e no mundo.