Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.


Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Oportunidades de voluntariado

A picture
© iStockphoto.com - mangostock

O voluntariado na Europa

O trabalho voluntário desempenha um papel importante na Europa, mas a situação varia consoante o país. Informe-se sobre o voluntariado na Europa: qual é a situação, quantos voluntários existem e que idade têm?

Definição de voluntariado

Segundo o Fórum Europeu da Juventude, uma atividade só pode ser considerada voluntariado se preencher os seguintes critérios:

  • ser realizada por vontade própria e com investimento de tempo e de energia em ações que beneficiam outras pessoas ou a sociedade em geral
  • ser uma atividade não remunerada (podendo, no entanto, dar lugar ao reembolso de despesas diretamente associadas à atividade)
  • visar uma causa sem fins lucrativos realizada principalmente no quadro de uma organização não governamental, pelo que não pode ser motivada por intuitos materiais ou financeiros
  • não substituir nem ser utilizada como alternativa a um  trabalho remunerado.

 

O voluntariado e a UE

A história do voluntariado é muito diferente consoante os países. Alguns têm uma longa tradição de voluntariado. Noutros, o setor do voluntariado está a dar os primeiros passos. De acordo com o Eurobarómetro de 2007, três em cada dez europeus participam em atividades de voluntariado. Segundo as estimativas, existem 92 a 94 milhões de voluntários europeus adultos (23% de todos os europeus com mais de 15 anos). Nos últimos anos, tem-se registado na UE um aumento do número de voluntários e de organizações de voluntariado.

Em 2011, a Comissão Europeia lançou o Ano Europeu do Voluntariado para prestar homenagem ao trabalho dos cerca de 100 milhões de europeus que participam em atividades de voluntariado e para facilitar e melhorar a qualidade do voluntariado na Europa.

A Comissão está também empenhada em melhorar e promover o voluntariado entre os jovens e, em especial, o voluntariado transfronteiras. O Serviço Voluntário Europeu é o programa mais conhecido para ajudar os jovens a encontrar atividades de voluntariado no estrangeiro.

 

Atividades de voluntariado para os jovens

Em 2007, havia na UE 96 milhões de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos. Mas este número não se distribui de forma homogénea entre todos os países da UE. Os países com uma população mais jovem são a Irlanda, Chipre, a Eslováquia e a Polónia, enquanto a Dinamarca, a Alemanha e a Itália têm uma população mais envelhecida.

Estas diferenças também se refletem no número de voluntários. O voluntariado é mais corrente entre os jovens na Europa Oriental (Bulgária, República Checa, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Eslovénia) e em Espanha. Na Eslováquia, por exemplo, 70% dos voluntários têm menos de 30 anos e, na Polónia, o número de jovens voluntários triplicou entre 2001 e 2005. Nos países da Europa ocidental, os níveis de voluntariado são semelhantes em todos os grupos etários.

Sabemos que o voluntariado é muito influenciado pela história, pela política e pela cultura de uma comunidade ou de um país, mas podemos contribuir para alterar os hábitos e promover o voluntariado na Europa. Até pode ser que já esteja a participar em atividades de voluntariado sem estar consciente disso,  ajudando, por exemplo, um clube desportivo, um idoso ou participando numa ação de limpeza de uma floresta ou de uma praia. O desporto e as atividades ao ar livre são os principais setores do voluntariado na Europa, seguidos da educação, das artes, da música e das associações culturais.