Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.


Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Artes e espetáculos

A picture
© shutterstock.com - Masson

Intercâmbio internacional de artistas

Para um artista, trabalhar noutro país poderá ser uma fonte de inspiração. Poderá adquirir experiência e novos conhecimentos e até mesmo alargar o seu público ou criar uma parceria.

A mobilidade dos artistas e profissionais do setor cultural entre diferentes países desempenha um papel fundamental na diversidade cultural e no diálogo intercultural. Viajar para o estrangeiro permite iniciar novas atividades, desenvolver a capacidade criativa, trocar experiências e aprender com outros artistas. A livre circulação dos talentos criativos promove a cooperação e os intercâmbios frutuosos entre artistas provenientes de diferentes culturas e tradições artísticas.

 

Por onde começar?

Antes de optar por um programa de intercâmbio ou para artistas residentes, deve refletir sobre as suas motivações e estar seguro dos motivos pelos quais deseja instalar-se e trabalhar noutro país.

Escolher entre todas as possibilidades existentes pode tornar-se uma tarefa difícil. Será mais fácil se começar por responder às seguintes perguntas:

  • Que região e disciplina lhe interessam?
  • Que modalidade de artista residente lhe convém mais?
  • De que tipo de meios artísticos necessita?

É necessário pensar a seguir na candidatura e no financiamento. Os processos de candidatura variam imenso e a participação deve ser planeada com muita antecedência. Alguns programas para artistas residentes cobrem todos os custos, outros não cobrem nenhuns e outros cobrem apenas alguns. Informe-se bem sobre o orçamento disponível antes de partir!

 

A minha experiência enquanto artista residente no Casita Maria Arts and Education Centre no Bronx foi extremamente útil para o meu projeto. Permitiu-me não só colaborar com uma comunidade com características únicas, o que faz parte integrante do meu trabalho, mas também utilizar um grande espaço (o ginásio da escola) onde pude criar sons amplificados, ensaiar projeções e desenvolver o projeto. O pessoal do centro Casita também me deu bastante apoio e mostrou-se contente por acolher um artista multimédia. Criar uma obra multimédia complexa e vanguardista num ginásio do Bronx foi uma experiência um pouco surrealista, mas deu um enorme impulso ao meu trabalho.
Mark Bolotin (Austrália), artista residente em Nova Iorque em 2012

 

Onde procurar?

Trans Artists Foundation é um centro de informação sobre o intercâmbio cultural especializado em programas para artistas residentes.

On the move é uma rede de informação sobre a mobilidade no domínio da cultura que dá uma visão geral dos próximos programas e faculta guias e outros instrumentos úteis.

e.mobility é uma comunidade que promove a mobilidade no domínio artístico, através da qual os artistas podem encontrar ou apresentar o seu próprio projeto para artistas residentes, bem como propor encontros.

Residency unlimited é um serviço gratuito que fornece informações atualizadas sobre programas para artistas residentes no mundo inteiro.

Res artis é uma rede mundial especializada em programas para artistas residentes.