Estás a utilizar uma versão antiga do Microsoft Internet Explorer. Este sítio foi otimizado para a versão 9 e versões mais recentes do Internet Explorer. Para beneficiares de todas as funcionalidades, deves atualizar o teu programa de navegação. Visita o sítio Web da Microsoft http://www.microsoft.com para descarregar uma versão mais recente do Internet Explorer.

Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.


flag

Trabalhar e aprender

A picture
© iStockphoto.com - skynesher

Estágios

Os estágios são sem dúvida a melhor forma de te familiarizares com o mundo do trabalho, ao mesmo tempo que adquires experiência prática e competências que te serão úteis no futuro.

Os estágios são experiências de aprendizagem temporárias, que duram entre 3 meses a um ano, normalmente após o fim do curso e antes do primeiro emprego. Em alguns casos, o estágio faz parte integrante do próprio curso.

Os estágios constituem uma oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos durante os anos de estudo num ambiente de trabalho real. Todos os estágios devem possibilitar a familiarização com uma profissão, setor ou carreira e ter um objetivo claro e um projeto específico. As tarefas do estagiário e os resultados esperados devem ser definidos por escrito num acordo de estágio.

 

Mas isto nem sempre acontece e foi essa a razão pela qual o Fórum Europeu da Juventude elaborou uma carta para garantir estágios e aprendizagens de qualidade. Este documento visa estabelecer critérios jurídicos de qualidade para os estágios e exorta as entidades que oferecem estágios a respeitarem normas de qualidade.

 

Quer seja no teu país ou no estrangeiro, em organizações internacionais, em entidades públicas ou em empresas privadas, existem muitas oportunidades de estágios, tanto na Europa como no resto do mundo. O Eurodesk publica uma lista atualizada dessas oportunidades de estágio.