Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© Europeana

A cultura ao seu alcance

Existe alguma obra de arte famosa que gostasse de ver, mas à qual nunca teve acesso? Hoje em dia, já não é necessário ir a Paris para admirar a Mona Lisa de Leonardo da Vinci nem a Florença para ver o David de Michelangelo. A cultura nunca esteve tão acessível como agora!

Europeana: descubra as coleções do património cultural europeu

A Europeana dá acesso não apenas a quadros e peças de museu, mas também a milhões de livros, filmes e material de arquivo que foram digitalizados em toda a Europa.

Este portal em linha foi lançado em 2008 e funciona como biblioteca digital multilingue, museu e arquivo. A Europeana, permite um acesso rápido e fácil a mais de 23 milhões de artigos provenientes de museus, bibliotecas, arquivos, galerias e coleções audiovisuais de 33 países europeus.

 

Noite Europeia dos Museus 

Se prefere visitar museus reais, mas considera o preço da entrada dissuasor, aproveite a Noite Europeia dos Museus durante a qual as visitas são gratuitas. Todos os anos, em maio, mais de 4000 museus de 40 países mantêm-se abertos toda a noite, podendo ser visitados gratuitamente ou com um passe especial.

 

Não lhe interessa  esperar pela Noite Europeia dos Museus e pretende visitar já um museu? Pode ser que tenha direito a um dos muitos descontos previstos para jovens de toda a Europa. Os estudantes  podem geralmente comprar bilhetes a preço reduzido mediante apresentação do cartão de estudante habitual ou do cartão de estudante internacional (ISIC). Mesmo que já não seja estudante, pode continuar a utilizar o Cartão Jovem Europeu (EYCA)  para obter certos descontos.

 

Conclusão: nada o impede de aceder à cultura onde quer que seja e em qualquer altura.