Portal Europeu da Juventude

Informações e oportunidades para os jovens na Europa.

A picture
© shutterstock.com - mangostock

Como escolher uma atividade de voluntariado?

É essencial escolher uma atividade de voluntariado que corresponda às suas competências, interesses e disponibilidade. Uma vez definidos estes critérios, pode começar a procurar uma atividade de voluntariado adequada.

O voluntariado pode ser uma experiência enriquecedora e inesquecível, mas é importante fazer uma boa escolha.  Se fizer uma boa experiência, ficará com uma imagem positiva do voluntariado em geral.

Por conseguinte, se decidir ser voluntário, comece por se questionar sobre:

  • quais são os seus objetivos e expectativas
  • quanto tempo tem disponível
  • que tipo de trabalho gostaria de fazer
  • que competências tem para oferecer

 

Certifique-se da idoneidade das organizações 

Na Internet não faltam oportunidades de voluntariado propostas por variadíssimas organizações.  Porém, deve certificar-se de que essas organizações são fidedignas. Há centenas de páginas na Internet de organizações que já não existem, que nunca existiram ou que não fazem o trabalho que alegam fazer. Mesmo que encontre um anúncio numa página especializada em voluntariado, tenha sempre em mente que esses sítios Web não são responsáveis pelas informações neles inseridas pelas organizações.

Em resumo, deve sempre informar-se sobre cada organização, não apenas na Internet, mas falando diretamente com o respetivo pessoal para saber quais são os objetivos e como funciona o programa  de voluntariado. As organizações fiáveis estão sempre dispostas a responder às suas perguntas e a pô-lo em contacto com antigos voluntários.

Tenha em mente que mesmo que tenha escolhido um trabalho de voluntariado adequado numa organização de confiança, é necessário algum tempo até tudo estar operacional e, por conseguinte, alguma paciência. Nem todos os trabalhos de voluntariado são adequados para todos os voluntários. Se uma atividade de voluntariado não lhe convier, haverá muitas outras que correspondem às suas necessidades e expectativas.