Skip to main content
EU Aid Volunteers

EU Aid Volunteers

O Corpo de Voluntários para a Ajuda da UE é uma iniciativa que junta voluntários e organizações com o objetivo de prestar apoio prático a projetos de ajuda humanitária em comunidades afetadas por catástrofes.

Sobre

Do que se trata?

A iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE reúne voluntários e organizações de diferentes países com o objetivo de prestar apoio prático a projetos de ajuda humanitária e contribuir para reforçar a resiliência e as capacidades das comunidades afetadas por catástrofes. Os participantes na iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE têm de ter mais de 18 anos e ser cidadãos de um Estado-Membro ou residentes de longa duração na UE. Os voluntários recebem um subsídio de alojamento e de viagem, seguro, aprendizagem contínua, um subsídio mensal e um subsídio de reinstalação para ajudar nas despesas de regresso ao seu país de origem.

De que forma ajudamos?

A iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE apoia organizações de ajuda humanitária. Os projetos desta iniciativa, geridos por parceiros de organizações sediadas na UE e fora da UE, reforçam a capacidade das organizações de países terceiros para se prepararem para as crises humanitárias e lhes darem resposta e para melhorarem a gestão que fazem dos voluntários. A iniciativa prevê igualmente o financiamento de assistência técnica a organizações sediadas na UE com vista a reforçar a sua capacidade técnica e cumprir as normas e os procedimentos necessários para o destacamento de voluntários da iniciativa.

As organizações que destacam voluntários têm de respeitar as normas da iniciativa em matéria de gestão dos voluntários e de passar por um processo de certificação antes de apresentarem uma proposta de destacamento de voluntários

A iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE oferece:

  • aos cidadãos europeus interessados, a oportunidade de trabalhar como voluntários no âmbito de projetos de ajuda humanitária em todo o mundo e de manifestar a sua solidariedade para com os mais necessitados,
  • às populações afetadas por catástrofes, apoio profissional prestado por voluntários devidamente formados e preparados,
  • às organizações de ajuda humanitária que operam em países atingidos por catástrofes, ajuda para reforçar as capacidades dos trabalhadores e voluntários locais,
  • às organizações implantadas na Europa, assistência técnica destinada a reforçar as suas capacidades para participar na iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE.

Quais as próximas etapas?

No novo regulamento do Corpo Europeu de Solidariedade para o período de 2021-2027, a iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE passará a ser uma das novas vertentes do Corpo Europeu de Solidariedade. A partir de janeiro de 2021, a DG EAC será responsável pelas atividades de voluntariado dos jovens no domínio da ajuda humanitária. 

Se quiser obter mais informações sobre os projetos dos Voluntários para a Ajuda da UE ou se quiser gerir o seu projeto (no caso dos beneficiários), consulte a Plataforma Voluntários para a Ajuda da UE.