Percurso de navegação

Perguntas frequentes - Prestações sociais

  • O que acontece se tiver um acidente de trabalho durante a minha estadia noutro país da UE? Estarei coberto pelo meu sistema de saúde?

    Enquanto funcionário público destacado no estrangeiro pela sua entidade patronal, deve solicitar um formulário S1 (ou um formulário E 106) à entidade responsável pela sua cobertura médica, de forma a garantir o seu acesso e o dos seus familiares a cuidados de saúde durante a sua estadia. Logo que tenha um local de residência, apresente o formulário S1 (ou o formulário E 106) à entidade competente da sua escolha (se houver possibilidade de escolha) no país de acolhimento.

    Informe-se sobre o sistema de saúde do país onde está a trabalhar,  pois pode ser muito diferente do sistema a que estava habituado no seu país de origem.

  • O que acontece se tiver um acidente de trabalho noutro país da UE? A que prestações sociais terei direito?

    Para receber tratamento médico no país onde está destacado deve solicitar ao seu organismo de segurança social (no país onde habitualmente trabalha) um documento DA1 com informações detalhadas sobre o acidente ou a doença em causa. Deve, em seguida, apresentar esse documento ao organismo de segurança social no país onde está destacado.

    As prestações substitutivas de rendimentos de trabalho perdidos em consequência de doença ou acidente são pagas pelo seu organismo de segurança social (no país onde habitualmente trabalha).

Ajuda e aconselhamento

Ajuda e aconselhamento

Não encontrou a informação que procura? Necessita de ajuda para resolver um problema?

Aconselhe-se sobre os seus direitos na UE

Resolva os seus problemas com a administração pública