Percurso de navegação

Actualização : 01/10/2014

vehicles

Validade do seguro automóvel noutro país da UE

Explique a sua situação

A culpa foi minha

Em caso de emergência em qualquer país da UE, ligue gratuitamente para o 112 a partir de um telefone fixo ou móvel para chamar os serviços de socorro. English

Selecione o país

Selecione o país

Direitos comuns em todos os países da UE


* Informação ainda não enviada pelas autoridades nacionais

Declarar um acidente

Preencha a declaração europeia de acidente. Este documento normalizado, idêntico na maioria dos países da UE, ajuda-o a registar os factos e facilita o tratamento do dossiê.

Danos próprios e a terceiros

O seguro contratado no país onde reside cobre sempre as lesões corporais infligidas a outra pessoa (danos a terceiros) em qualquer país da UE.

No entanto, no que se refere a outros tipos de danos, como lesões corporais que possa sofrer (seguro de danos próprios),  incêndio, roubo, etc., durante a sua estadia no estrangeiro, estes não são normalmente cobertos pelas apólices de seguro.

Antes de partir, informe-se sobre esta questão junto da sua seguradora.

A sua apólice de seguro cobre todos os passageiros que viajam no seu veículo, para além do condutor. Na maioria dos países da UE, também pode contratar uma cobertura de danos próprios adicional para o condutor.

Danos e montantes das indemnizações

Está coberto até aos montantes máximos estabelecidos no seu contrato de seguro.

A legislação europeia estabelece valores mínimos para a cobertura da responsabilidade. Se estiver envolvido num acidente noutro país da UE, o seu seguro cobre, pelo menos, os seguintes montantes:

lesões corporais:

  • 1 000 000 de euros por vítima ou
  • 5 000 000 de euros por sinistro (independentemente do número de vítimas)

danos materiais:

  • 1 000 000 de euros por sinistro (independentemente do número de vítimas)

Se o seu seguro tiver sido feito num país onde os montantes da cobertura da responsabilidade em vigor são superiores ao mínimo europeu, o seu seguro cobre esses montantes em toda a UE.

Se os danos reais excederem o montante máximo em vigor no país onde o acidente ocorreu e a sua apólice de seguro não prever uma cobertura superior, terá de pagar a diferença.

Mais informações sobre as regulamentações nacionais em matéria de acidentes e montantes:

Selecione o país

Selecione o país

Direitos comuns em todos os países da UE


* Informação ainda não enviada pelas autoridades nacionais

A sua seguradora poderá oferecer uma cobertura da responsabilidade ilimitada, nomeadamente no que se refere às lesões corporais. Informe-se!

A legislação da UE garante igualmente o seu direito a receber o montante máximo de cobertura disponível (ver exemplo a seguir).

Experiência pessoal

A legislação da UE garante-lhe a cobertura máxima

O país onde vive aplica o mínimo estabelecido pela legislação da UE para a cobertura da responsabilidade civil em caso de danos materiais: 1 000 000 de euros.  É responsável por um acidente noutro país em que a cobertura mínima é 1 200 000 euros. Os danos materiais são estimados em 1 100 000 euros, ou seja, 100 000 euros mais do que o montante em vigor no seu país.

Mesmo que o seu contrato de seguro não estipule montantes mais elevados que o mínimo legal, o seu seguro cobrirá 1 100 000 euros pois a legislação da UE prevê a aplicação da cobertura mais vantajosa, neste caso a cobertura no país onde ocorreu o acidente.

A culpa não foi minha

Em caso de emergência em qualquer país da UE, ligue gratuitamente para o 112 a partir de um telefone fixo ou móvel para chamar os serviços de socorro. English

Pedir a indemnização durante a estadia no estrangeiro

Pode apresentar o pedido de indemnização à companhia de seguros English français da pessoa que causou o acidente.

Apresentar o pedido após o regresso a casa

Tem duas possibilidades:

Experiência pessoal

Veja onde é mais fácil pedir a indemnização

Ignacio é espanhol e foi vítima de um acidente de viação durante uma viagem à Alemanha. Como não fala alemão, não estava à vontade para apresentar o seu pedido de indemnização na Alemanha.

Ignacio decidiu assim apresentar o pedido ao organismo de indemnização nacional em Espanha, após o regresso a casa.

Ajuda e aconselhamento

Footnote

Neste caso, os 27 países da UE + Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Retour au texte en cours.